Sindicato se reúne com Reitor da UFMG

27/11/2013

A direção do SINDIFES participou, na última sexta-feira, 22 de novembro, de reunião na reitoria da UFMG, que contou com a presença do Reitor e Vice-reitora, professores Clélio Campolina e e Rocksane Norton, do Pró-reitor adjunto de Recursos Humanos, Gilmar Guimarães e, representando o Sindicato, as coordenadoras Gerais Cristina del Papa e Neide Dantas, o coordenador de Finanças, Alexandre Dias Santos e o coordenador de Políticas Sociais e Antirracismo, Rogério Fidelis. O objetivo do encontro foi a discussão de assuntos urgentes de interesse da Categoria: Recesso de Final de Ano, Acordo judicial para suspensão do corte de ponto e as mudanças no Plano IFES III da CASU.

Recesso de Final de Ano

O SINDIFES solicitou que o recesso de final de ano fosse realizado em toda a universidade, incluindo o Hospital das Clínicas, da mesma forma que sempre aconteceu em anos anteriores. A representação do Sindicato afirmou que esta é uma prática já consolidada na UFMG, que nunca trouxe nenhum tipo de problema, sendo que o funcionamento desta forma não tem qualquer impacto negativo nos serviços prestados. O reitor se comprometeu a estudar o assunto e avaliar, juntamente com os diretores de unidades acadêmicas e administrativas, as possibilidades de atendimento ao pedido do Sindicato.

Acordo Judicial

Conforme compromisso assumido pelo SINDIFES com a reitoria da UFMG, que pôs fim à greve interna no início deste mês, foi elaborado um documento que será encaminhado à Justiça, visando a suspensão definitiva do corte de ponto dos trabalhadores. O acordo prevê o cumprimento das tarefas e atividades represadas durante o movimento paredista. Em contrapartida, o reitor se comprometeu a que, após análise da Procuradoria Jurídica da UFMG, tal documento seria enviado à Justiça, para dar prosseguimento ao acordo, com superação do impasse do corte de ponto de todos os TAES que não estavam assinalando o REP durante o período de duração da greve (meses de setembro e outubro).

Mudança do Plano da CASU

Devido à proposta de mudança do Plano CASU IFES III para o Plano IFES IV, que prevê o pagamento de valores referentes à co-participação, o SINDIFES alertou à reitoria sobre a irregularidade da mudança de forma unilateral, sem aprovação do Conselho Universitário e, ainda, contrariando a legislação do Auxílio Saúde dos Servidores. Alertou também que a partir da implantação das mudanças, bem como do reajuste nos valores, centenas de servidores TAES não mais teriam como arcar com os custos de manutenção, o que inviabilizaria o plano de saúde da CASU para muitos trabalhadores. O reitor disse que iria enviar o caso para a análise da Procuradoria Jurídica, afim de verificar se há alguma ilegalidade no processo. O SINDIFES ainda propôs que o Reitor converse com a CASU a fim de se tentar soluções negociadas para o problema, que atingirá parcela significativa da nossa Categoria

O SINDIFES está convocando todos os TAES, que tem plano de saúde via CASU, para participarem de assembleia geral nesta quinta-feira, 28 de novembro, às 9h30, no auditório do A104 CAD II, visando debater a situação e propor soluções para o impasse, em busca de evitar maiores prejuízos aos trabalhadores.