Livro discute desafios da liberdade de expressão no Brasil

25/11/2013

Chegou às livrarias Liberdade de expressão: as várias faces de um desafio, organizado por Venício A. de Lima, professor aposentado da UnB (que recentemente foi professor visitante no Departamento de Ciência Política da UFMG), e pelo professor Juarez Guimarães, também do DCP.

O livro é resultado de colóquio homônimo realizado em março na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), que reuniu professores da UFMG, da Fumec e da PUC Minas das áreas de Ciência Política, Comunicação Social e Filosofia.

Na ocasião, o Portal UFMG entrevistou o professor Venício A. de Lima, líder do grupo de pesquisa realizador do colóquio e um dos conferencistas. Venício falou (leia aqui) sobre a necessidade de se definir um marco regulatório para a área de comunicação no Brasil – e detalhou duas matrizes que fundamentam a ideia de liberdade de expressão no Brasil: a republicana e a liberal.

Essencial à democracia
Liberdade de expressão é obra em que se discutem questões essenciais à formatação de um estado verdadeiramente democrático. Em A censura disfarçada, por exemplo, Venício reflete, além dos temas citados da entrevista, sobre questões como a necessária distinção entre liberdade de expressão e liberdade de imprensa, o conceito de democracia republicana e os desafios da regulação democrática.

Em Sete teses e uma antítese, por sua vez, Juarez Guimarães propõe a fundação de um campo teórico fundamentado na linguagem geral da filosofia política, algo que aproxime a comunicação da política de forma a possibilitar a instauração pública de um debate sobre o que é de fato liberdade de expressão: “em nome mesmo da própria expressão da liberdade”, defende Juarez. “Vencida a fome, parece ser a hora de superar o duro patronato dos que obstinam, por serem donos da voz, em ser donos do poder”, provoca.

Em Liberdade de expressão, são resgatados os argumentos apresentados no colóquio de março – mas de forma inter-relacionada a novas pesquisas sobre o tema. O livro conta com nove autores: além dos organizadores, Ana Paola Amorim, Ângela Carrato, Glória Gomide, Helton Adverse, José Emílio Medauar Ommati, Luciana de Oliveira e Ricardo Fabrino Mendonça.

O volume de 200 páginas pode ser adquirido no site da Editora Paulus. Seu preço de tabela é de R$ 25.