UFMG: Avaliação de Desempenho 2013

19/11/2013

Neste ano, o SINDIFES orienta a todos os Técnico-Administrativos em Educação da UFMG que participem ativamente da nova Avaliação de Desempenho e contribuam para a mudança de paradigma. Saímos de um modelo de avaliação que era realizado apenas com o intuito de garantir as progressões na carreira e passamos para um modelo que é, de fato, um instrumento de gestão capaz de coletar informações – dos indivíduos, equipes, chefias, das condições e ambientes de trabalho e da necessidade de capacitação – e preparar os gestores para intervirem positivamente nestes pontos.

O SINDIFES participou ativamente de todo o processo de desenvolvimento deste novo modelo de Avaliação de Desempenho. Acreditamos que este instrumento será capaz de mensurar os resultados obtidos tendo plenas condições de subsidiar uma política de desenvolvimento institucional e uma política de gestão de pessoas. Pois o desenvolvimento dos servidores deve estar vinculado aos objetivos institucionais.

Dentro desta nova realidade, o processo de avaliação será pedagógico, transparente e justo, aberto, coletivo, reflexivo, dinâmico e participativo e que ao final possamos ter um retorno capaz de aprimorar nosso fazer, promover programas de capacitação e modificar nossas condições e ambientes de trabalho.

Como participar

O novo processo de Avalição de Desempenho dos Técnico-Administrativos em Educação foi iniciado no dia 4 de novembro, com término no dia 13 de dezembro. Os formulários já estão disponíveis para o preenchimento online, por meio do portal eletrônico, MinhaUFMG, utilizando os logins pessoais. Neste novo modelo é necessário preencher os formulários de Autoavaliação, Avaliação do servidor pela chefia, Avaliação da equipe, Avaliação da Gestão da Universidade e, para aqueles investidos em função de chefia, a Autoavaliação de servidor com função gerencial e a Avaliação pela chefia de servidor com função gerencial.

Para auxiliar no processo, a PRORH, em parceria com o SINDIFES, desenvolveu o Manual de Avaliação de Desempenho que está disponível para todos os TAE´s e que foi distribuído em todas as unidades. O Manual é um instrumento de orientação e suporte, sendo importante a sua leitura. Caso não tenha recebido o Manual, comunique ao Sindicato e entre em contato com o DRH pelo (31) 3409-4491/4593.