Categoria dos TAES decide apoiar a Chapa 2 na eleição da UFMG

07/11/2013

Em Assembleia realizada na tarde desta quinta-feira, dia 7 de novembro, a Categoria dos Técnicos-Administrativos em Educação da UFMG definiu o apoio à Chapa 2 - UFMG Contemporânea -, integrada pelos professores Jaime Arturo e Sandra Goulart, no segundo turno das eleições para reitor e vice-reitor da Universidade. Na assembleia também foram dados informes sobre a reunião entre o SINDIFES e Reitor, Clélio Campolina, que tratou das questões relativas às ameaças de corte de ponto e utilização do registro eletrônico (REP).

A decisão de apoiar a Chapa 2 foi tomada após a Comissão, indicada na assembleia da terça-feira, 5/11, apresentar os documentos enviados por ambos os candidatos, em que os mesmos apresentavam seus compromissos com a Categoria. Os documentos foram fruto do diálogo da Comissão com as chapas, que assumiram compromissos com os TAES, em importantes questões tais como: flexibilização da jornada de trabalho, ponto eletrônico, paridade, política de recursos humanos, EBSERH, dentre outros.

As propostas foram avaliadas exaustivamente em 33 intervenções, e após amplo debate, com defesas favoráveis às duas chapas, ao voto nulo e liberação do voto, foi realizada a votação. O resultado final indicou a Chapa 2, que ganhou democraticamente o apoio da Categoria. Para manter a unidade dos Técnico-Administrativos, conquistada no belíssimo e organizado trabalho no primeiro turno, a indicação é de que os TAES votem nos candidatos Jaime e Sandra, em cumprimento à deliberação da Assembleia Geral.

É importante ressaltar que a mudança no programa das chapas ocorreu em função do trabalho da Categoria nos últimos dois anos, o que culminou na expressiva participação dos TAES no processo eleitoral. Cerca de 70% dos trabalhadores foram às urnas no primeiro turno, sendo que 77% dos votos foram dirigidos à Chapa 1, integradapor Wander Emediato e Rosilene Tavares. O resultado no primeiro turno deu aos TAES o papel de protagonistas, podendo influenciar, de forma decisiva, no segundo turno.

Reitor aceita negociar corte de ponto

Na manhã desta quinta-feira, uma Comissão, juntamente com a direção do SINDIFES, se reuniu com o reitor da UFMG, Clélio Campolina, para tratar das questões relativas ao corte de ponto. O reitor, após o final da greve, solicitou reunião, em busca de pacificar as relações entre os TAE´s e a Administração Central. O reitor solicitou que os TAE´s se comprometessem a repor as atividades e tarefas represadas no período da greve.

Em contrapartida, a Reitoria adiará a decisão com relação ao corte de ponto dos grevistas até que se concretize a conciliação por via judicial. A intenção é que o SINDIFES e a Reitoria assinem um termo de acordo entre as partes, por via judicial, para o encerramento do processo de judicialização do movimento grevista. A decisão de aceitar o acordo foi aprovada por consenso na assembleia, sem a necessidade de votação. O Sindicato elaborará um documento e encaminhará à reitoria nesta sexta-feira (08.11), informando sua disposição em aceitar o acordo.

A greve foi suspensa no último dia 1 de novembro, com a orientação do Sindicato de que os trabalhadores voltassem às atividades na segunda-feira, dia 4, usando o equipamento de ponto eletrônico, conforme deliberado na assembleia.