Orientação da Direção em relação a suspensão da Greve

04/11/2013

O SINDIFES informa a todos os Técnico-Administrativos em Educação que a Assembleia do dia 1º de novembro deliberou a suspensão da Greve na UFMG e o retorno ao trabalho nesta segunda-feira, dia 4 de novembro, com o registro da jornada por meio do ponto eletrônico.

Esclarecemos ainda que esta decisão foi tomada pela ampla maioria presente após um extenso debate sobre o movimento e a análise dos vários cenários possíveis, assim como o quadro político após o primeiro turno das eleições.

Desta forma o SINDIFES orienta a Categoria a:

• Retornar ao trabalho e bater o ponto eletrônico (orientação da assembleia), pois qualquer tipo de negociação em relação ao ‘instrumento’ ponto eletrônico deverá ser realizada com o novo reitor;

• Não repor os dias de greve ou as atividades paralisadas até que o Sindicato tenha a certeza de que não haverá corte de ponto. Caso a ameaça do corte de ponto se concretize estes serviços não deverão ser repostos;

• Não tentar negociar individualmente e nem por unidade/órgão com o diretor, pois o Sindicato irá buscar uma solução coletiva para preservar os vencimentos de todos TAE´s;

• Manter o estado de mobilização, participando das atividades e contribuindo com a luta;

O Sindicato está lutando em várias frentes para evitar, a qualquer custo, que a ameaça do corte de ponto se concretize.

Na última quinta-feira, dia 31 de outubro ocorreu audiência pública para tratar da greve dos TAE´s, na qual conseguimos o apoio dos parlamentares da Assembleia Legislativa, através dos Deputados Durval Ângelo e Rogério Corrêa, ambos membros da Comissão de Direitos Humanos. Ficou acordado que tentarão negociar diretamente com a UFMG para que haja conciliação entre o movimento e a reitoria e para que a ameaça de corte de ponto não se concretize. Também irão entrar em contato com o Ministério da Educação na tentativa de que a reitoria negocie com o movimento.

Em relação a liminar conseguida pela UFMG, o SINDIFES tem até o dia 5 de novembro para recorrer, pois foi notificado apenas na quinta-feira, dia 31. A assessoria jurídica já preparou a documentação para cassar a liminar e desmontar as inverdades ditas no processo pela Advocacia Geral da União orientada pela Procuradoria Jurídica da UFMG.

A CUT-MG já solicitou a CUT Nacional que entre em contato com o Ministro da Educação também para negocie e que a ameaça do corte não se concretize. A CUT-MG também irá fazer representação contra a UFMG na Delegacia Regional do Trabalho e nas demais instâncias possíveis para tentar uma conciliação.

O SINDIFES também já entrou em contato com a Direção da FASUBRA, através do Coordenador Geral, Paulo Henrique Rodrigues dos Santos, que está em contato com o Secretário Executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim Fernandes, também envidando todos os esforços para que essa ameaça do corte de ponto não se concretize.

Nesta perspectiva, pedimos a Categoria se mantenha calma e mobilizada e que participe da próxima assembleia, nesta terça-feira, dia 5 de novembro, para tratar de nossa participação no segundo turno das eleições para Reitor.