Carta Aberta do Comando de Greve da UFMG aos candidatos a Reitor

18/10/2013

Senhores candidatos,

Em reunião realizada em 18 de outubro de 2013, o Comando de Greve dos Técnico-Administrativos em Educação da UFMG, aprovou como encaminhamento a solicitação de apoio dos candidatos ao processo de escolha de dirigente da Universidade contra a judicialização da greve pela reitoria e da ameaça de corte de ponto dos trabalhadores da UFMG pelos Diretores de Unidades ou Órgãos.

Em 2012 a Categoria dos TAE´s entrou em Greve após a Reitora da UFMG se recusar a negociar as demandas relativas à jornada de trabalho, combate ao assédio moral, discriminação. Após vários meses de greve foi fechado um acordo que contemplava as reivindicações da Categoria e suspendia o movimento paredista.

Em abril de 2013, a Categoria entre em Greve novamente, por entender que o acordo assinado em 2012 não estava sendo cumprido e não havia vontade nem esforço para tal. Em vez de negociar e cumprir o acordo, a reitoria ameaçou a judicialização da greve e o corte de ponto.

A comunidade universitária responde esta atitude autoritária e antidemocrática com um manifesto de Docentes e Estudantes apoiando o movimento grevista e solicita a Reitoria que negocie com os TAE´s. A reitoria, pressionada, reabre as negociações e se dispõem a cumprir o acordo de Greve.

Em setembro, prescreve os prazos acordados para o cumprimento do acordo, especificamente, o da aplicação dos estudos relativos à Jornada de Trabalho de 30 horas.

Diante deste quadro de quebras continuas, por parte da Reitoria, dos Acordos de Greve assinados viemos pedir o apoio, para que, os senhores se manifestem publicamente contrários a judicialização da greve e a ameaça de corte de ponto. E se posicionem pelo cumprimento integral e imediato do acordo de greve assinado em 2012 pela atual gestão.

Comando Local de Greve

Técnico-Administrativos em Educação da UFMG