UFMG: Assembleia discutirá 30 horas e registro na folha de ponto

01/10/2013

Assembleia da UFMG discutirá 30 horas e registro na folha de ponto

A reunião terá a presença da assessoria jurídica, já confirmada.

No dia 30 de setembro, conforme previsto no cronograma do Relatório Final da Comissão da Jornada de Trabalho, instituída pelo Reitor, finalizou-se o prazo para o início da implantação das 30 horas na UFMG. De acordo com as deliberações coletivas contidas no referido relatório, tal implantação deveria ocorrer mesmo que fosse em um único setor dos 19 elencados no relatório. Entretanto, ignorando o trabalho sério realizado por representantes da própria administração universitária e dos trabalhadores TAE´s, mais uma vez o Reitor nos tratou com descaso, aceitando pressões externas à reitoria e deixando de cumprir os desdobramentos advindos do ACORDO ASSINADO ao final da Greve de 2012.

“Para solucionar conflitos, um bom negociador deve se atentar para que a negociação seja produtiva, negociar com boa fé e manter os acordos assinados”, preconiza o Manual de Negociação Coletiva e Resolução de Conflitos no Serviço Público, da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Os gestores precisam honrar os compromissos assumidos, sob pena de perder a credibilidade. Infelizmente, esta é a situação que vivenciamos hoje na UFMG, e é por isto que, novamente, fomos obrigados a entrar em Greve, buscando o cumprimento da palavra dada e da assinatura num documento. Afinal, se o Reitor não pretendia cumprir com o compromisso assumido com a nossa Categoria, porque instituiu a Comissão, que se reuniu MAIS DE 20 VEZES para realizar o trabalho?

Temos que ter consciência de que o momento pode ser o mais propício para a conquista das 30 Horas, devido ao acúmulo das discussões que obtivemos até agora e em função do Relatório da Comissão, que concluiu sobre a viabilidade dessa jornada. Portanto, esta é a hora de nos unirmos em torno deste grande objetivo da nossa Categoria, que já vem se tornando realidade em diversas instituições de ensino superior por todo o país!
Com relação ao Ponto Eletrônico, é importante que todos saibam que cerca de 1.300 trabalhadores TAE´s dos 2.600 cadastrados estão, até o presente momento, sem utilizar o equipamento do ponto. Isto demonstra que a Categoria continua firme nos seus propósitos! Assim, é essencial que reforcemos o nosso movimento, suspendendo a utilização do relógio de ponto e aderindo à Greve! É necessário, ainda, que todos participemos das atividades convocadas pelo Comando de Greve/SINDIFES, engrossando as fileiras da resistência contra as arbitrariedades cometidas pela administração da UFMG!

O SINDIFES convoca a Categoria dos Técnico-Administrativos em Educação para a Assembleia desta quinta-feira, dia 3 de outubro, às 9h30, no Auditório Sônia Viegas na FAFICH. Mobilize sua unidade/setor e venha para a batalha!

Lutar é a única forma de fazer valer a força dos nossos argumentos! Participe! Resista! Lute!

"Todos juntos somos fortes
Somos flecha e somos arco
Todos nós no mesmo barco
Não há nada pra temer [ ]