Seminário internacional fortalece o trabalho de organização

25/09/2013

Durante cinco dias, atividades interdisciplinares apresentaram experiências nacionais e internacionais

A CUT em parceria com o Arquivo Nacional realizou durante toda a semana passada, no Rio de Janeiro, o 3º Seminário Internacional o Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos.

O Seminário é um evento bianual com o propósito de incentivar a organização e preservação dos arquivos e documentos, debatendo metodologias apropriadas para preservar a história e a memória da classe trabalhadora.
Esta edição reuniu cerca de 140 pessoas de todo o Brasil e convidados internacionais (Argentina, Uruguai, Bolívia, México e Itália), entre dirigentes sindicais, funcionários e pesquisadores de instituições que preservam o acervo dos trabalhadores e dos movimentos sociais, estudantes, professores, arquivistas, bibliotecáriose historiadores.
O tema central neste ano foi o ‘Direito à Memória e à Verdade’. “Com esta temática fortalecemos o trabalho de pesquisa e comunicação sobre o período da ditadura militar, buscando colaborar na identificação de acervos do período para que possam ser colocados à disposição de pesquisadores, da população em geral e da própria Comissão Nacional da Verdade”, assinalou Antonio José Marques, coordenador do Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT (Cedoc-CUT).

Durante as atividades interdisciplinares organizadas ao longo dos cinco dias foram apresentadas diversas experiências de implantação de arquivos e centros de documentação em entidades sindicais e referentes à história e à memória dos trabalhadores da cidade e do campo.

As experiências internacionais relataram quadros distintos. Na Itália, por exemplo, os arquivos organizados a partir da 2ª Guerra Mundial encontram-se bem organizados e com acesso facilitado à sociedade. Já no México, apesar de toda a dificuldade imposta pelo governo, os esforços dos próprios trabalhadores lograram sucesso na recuperação da história do movimento sindical e social. Na Bolívia, destaque para a digitalização dos acervos dos trabalhadores, principalmente na digitalização de fitas cassetes de congressos sindicais.

Ao final, foram aprovadas algumas recomendações, entre elas, a necessidade de continuidade do Seminário, incentivo para que as CUTs estaduais promovam atividades semelhantes nas suas regiões, além da construção de um folheto de divulgação sobre a importância da preservação de acervos sindicais e populares e a criação de um grupo de trabalho para a construção de um vocabulário controlado a ser adotado em arquivos e centros de documentação do mundo dos trabalhadores.