SINDIFES apresenta Centro de Memória em Congresso da CUT

25/09/2013

O SINDIFES participou, entre os dias 16 e 20 de setembro, do 3º Seminário Internacional “O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos – Direito à Memória e à Verdade”, promovido pelo Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT. Representaram o Sindicato, os coordenadores de comunicação sindical, Anália das Graças Gandini e Wellington Marçal de Carvalho. O projeto também teve a contribuição dos também bibliotecários Adriano Gonçalvez e Simone Aparecida dos Santos.

Durante o seminário, serão apresentados diversos projetos e trabalhos de recuperação, organização, preservação e disponibilização de fundos, coleções e demais documentos de tipo gênero e suportes diversos vinculados ao mundo dos trabalhadores. A apresentação do Sindicato foi escolhida para abrir a I Sessão de Comunicações.

O Centro de Memória do SINDIFES foi inaugurado em 2010, é aberto a todos os filiados, comunidade universitária e sociedade e está localizado na sede do Sindicato. Visite também o site do centro em www.sindifes.org.br.

Resumo da apresentação do SINDIFES

Um Centro de Memória pode reunir diversos tipos de documentos, sejam eles arquivísticos, bibliográficos ou museológicos. O Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino foi criado em 1992 e, desde então, passou a formar seu acervo. O Centro de Memória, instituído em 2010, abriga o Arquivo e a Biblioteca e almeja publicizar a importância histórica no contexto do movimento sindical e, ademais, contribuir na esfera dos movimentos reivindicatórios brasileiros, especificamente, àqueles atrelados às instituições federais de ensino. O presente trabalho objetiva apresentar a estruturação, desde o planejamento, implementação e disponibilização para o público, do Centro de Memória do SINDIFES

Clique aqui para acessar a apresentação completa do Projeto.