Ata da Assembleia de Greve Interna – UFMG, dia 24/09

Data: 24/09/2013
Local: Saguão Reitoria
Início: 10h Término: 11:20h
Mesa: Cristina del Papa (coordenadora); Anália Pontelo (secretária); Wellington Carvalho (relator)

Pauta:
- Informes
- 30 horas
- Greve (pauta: implantação das 30 horas, legalidade em relação ao ponto eletrônico e EBSERH)
- Outros

Cristina informou sobre o espelho do REP já disponível no Minha UFMG. Anália informou que a FAFICH terá chapa para eleição da diretoria da Unidade e a Comissão Eleitoral teria sua primeira reunião, nesta data, com a presença dos representantes dos TAEs Paulo Maia. Cristina informou sobre o embate acontecido na Direito entre a Diretora Profa. Amanda e os TAEs. A diretora diz não reconhecer a greve dos TAEs. Relatou o incidente com o estudante aprovado em concurso público. Na Escola de Engenharia o diretor chamou uma reunião para falar sobre o REP. Cristina informou sobre as atividades da Semana do Servidor 2013. A nossa participação será indicada como atividade de greve, caso o movimento paredista permaneça até a data do evento. Informou sobre o resultado dos trabalhos dos GTs chamados pela PRORH. Cristina informou que a partir do segundo semestre de 2013, acontecerá a avaliação de desempenho, que provavelmente já será realizada com a nova Resolução que regula a matéria, fruto de nossa participação na condução do processo. Informou que os exames periódicos, a partir do segundo semestre, já serão realizados através de chamada dos TAEs no SIASS. Os exames clínicos serão feitos no HC. Ressaltou a importância de atender ao chamado pois será através dos resultados dos exames periódicos que a Universidade proporá uma política de atenção à saúde e qualidade de vida dos trabalhadores. Cristina informou como será a realização da sexta edição do Baile do SINDIFES, cuja principal modificação versa sobre o custeio de parte das despesas pelos filiados. Tal medida se justifica em função de recente aquisição de imóvel para sediar a Entidade, localizado nas imediações da Av. Abraão Caran, perto do prédio da Casa CASU. O imóvel passará por pequenas reformas e a mudança será a partir do início de 2014. O investimento alcançará a ordem de R$1.600.000,00. Wellington informou sobre a participação do SINDIFES no II Congresso Ibero-americano sobre Assédio Moral, na Argentina e, também, no III Seminário Internacional O Mundo do Trabalhadores e seus Arquivos, no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, promovido pela CUT e Arquivo Nacional, em que foi apresentada comunicação sobre o Centro de Memória do SINDIFES. Cristina informou que está disponível o material gráfico da chapa – 1 Uma outra UFMG é possível. Cristina informou que já foi marcada reunião com a PRORH para tratar dos cortes de aposentadoria especial. Foi solicitada também, a presença da PJ nessa reunião. Cristina informou sobre a solicitação da FASUBRA para os sindicatos de base para pagar a feitura de um parecer, no valor de R$250.000,00, sobre a aposentadoria especial. Neide complementou o informe. João Lucas informou sobre a multa recebida pela UFPI acerca do corte de horas-extras. Chico da Farmácia informou que a greve se intensificou na Unidade e a Biblioteca está fechada. Cristina repetiu o informe dado na sexta-feira, dia 20 de setembro, da reunião convocada pelo reitor para a Comissão das 30 horas apresentar o Relatório para os diretores. Estavam presentes 18 diretores, o reitor, a vice-reitora, pró-reitoria adjunta de RH e os membros da Comissão. Rogério Fidelis propôs retornar a utilização da camisa das 30 horas, nos dias de assembleia. Passou-se à fase de avaliações. Será marcada assembleia de avaliação para discussão sobre o ponto eletrônico. Cristina solicitou às pessoas presentes nesta assembleia que auxiliem na mobilização para ampliar a adesão à greve. Orienta a constituição de comissões nas Unidades para debaterem a implantação das 30 horas. Lembrou que, por um momento, na hipótese de se aprovar as 30 horas, haverá a concomitância de regimes de trabalho diferentes, na mesma Unidade. Alex informou sobre a reunião com o diretor do ICEx e os TAEs, no dia 20, sobre a nossa pauta de reivindicações. Reinaldo complementou o informe. Em regime de votação a continuidade da greve foi aprovada. Em novo regime de votação as propostas foram aprovadas. Próxima assembleia será quinta-feira, na parte da manhã. Estiveram presentes e assinaram a lista cerca de 300 TAEs. Era o que tinha a relatar. Wellington Marçal de Carvalho.