Ata da Assembleia de Greve Interna – UFMG, dia 12/09

13/09/2013

Assembleia de Greve Interna – UFMG
Praça de Serviços – 12/09/2013 (quinta feira)
Início: 10:00 hs/ término: 11:30 hs
Mesa: Cristina del Papa (Coordenação); Anália das Graças Gandini Pontelo (Secretária) e Wellington Marçal de Carvalho (Relator)

Pauta: informes (local e nacional); greve; outros; eleições para reitorado.

Alessandro (FAE) fez um breve histórico do movimento paredista que iniciou em função da discriminação com o ato do reitorado em relação ao ponto eletrônico. Foi apresentado um “Dossiê” fundamentando os acontecimentos a partir da Portaria 043/2012 do Reitor/UFMG, que segue anexado a este Relato. Em seguida Cristina lembrou que o movimento de resistência completa agora 24 meses, uma vez que uma Nota do Reitor, em novembro de 2011, determinava a REP para os TAE’s. Informou que a reunião do Comando de Greve será hoje, às 14:30 hs, na Veterinária. Mário informou que hoje à tarde, às 12:30 hs, haverá reunião no HC. Informou também que em reunião, ontem, do Conselho Diretor do HC foi comunicado que em relação à EBSERH existe a projeção de avocar o assunto ao Conselho Universitário em novembro/2013. Cristina justificou que Marina está no carro de som convidando as pessoas para esta Assembleia e para o lançamento da Chapa 1 – Uma outra UFMG é possível, para eleições do reitorado. Rodrigo da Arquitetura informa que a greve será construída na ARQ, todos estão trabalhando mas não estão batendo o ponto. Paulo da FAFICH informou que em um café comunitário aderiu-se à greve e está crescendo, inclusive com biblioteca fechada, entre outros setores. Rafael do ICB informou que estão construindo a greve na unidade, informou que o diretor ICB comunicou que não se pode utilizar o correio eletrônico institucional para fins eleitorais. Cristina esclareceu que não há normativa interna da universidade a esse respeito. Anália (FAFICH) complementou o informe da FAFICH – Biblioteca está fechada. Isabel da Odonto informou que a greve tem que ser construída lá e que estão trabalhando, porém sem bater o ponto. Sérgio da EBA que a greve está em construção lá. Tedson da Educação Física informou que a Biblioteca está fechada, além de outros setores e que a greve está em construção lá. Eliane da Direito informou que estão se reunindo toda semana e discutindo, entre outras coisas, sobre o ponto, que sofrem ameaças constantes da diretoria da unidade. Alessandro da FAE lembrou que na FAE tem termo de acordo que os TAes que tem FGs, caso sofressem alguma pressão, em massa entregariam a chefia. Cantídio da Farmácia informou que a greve está em construção. Júnia da BU/BC informou que cerca de 20% da unidade está em greve. Foi ratificado que a Veterinária abrigará a reunião do Comando de Greve hoje, à tarde. Rejane da Engenharia informou que a greve está em construção; sugeriu que o informe com o quantitativo da greve nas unidades informado nesta Assembleia seja disponibilizado no Portal do Sindicato; informou também que, por pressão dos TAEs da unidade, o diretor não irá aferir a presença pelo REP, enquanto os equipamentos não estiverem em pleno funcionamento. Wellington da Música informou que a greve está em construção na unidade. Cristina informou que retornou de Brasília, em reunião da FASUBRA: foi realizada avaliação de conjuntura e que não há ambiente político para feitura de greve nacional para 1ª quinzena de setembro/2013, na maioria das universidades. Sobre as 30 horas, na UNB o reitor não irá suspender a flexibilização e que tem uma comissão com membros do sindicato e reitor para resolução dos percalços. Informou que na UFAC o MP imputou ação com multa diária se não aplicar o REP para os TAE’s, situação idêntica vive a UFRJ. Em Pelotas o reitor que ganhou prometeu em campanha as 30 horas; se o mesmo não cumprir haverá greve. A FASUBRA irá chamar a representação sindical do MP e da CGU para dialogar sobre a intervenção desses órgãos na autonomia universitária. A FASUBRA publicará, em breve, cartilha sobre as 30 horas. Carmen da FAE solicitou que seja acrescentado na nota disponível no Portal, uma vez que não expressa com fidedignidade o desenrolar da Assembléia no CAD 1 em que a greve foi deflagrada justamente porque a luta da categoria é contra a imoralidade do ponto eletrônico da forma que aconteceu e está acontecendo e que a luta pelas 30 horas não está abandonada e que esses dois pontos são distintos. Márcio Flávio fez apelo para que não deixemos atrelar a greve interna com outra greve sem que anteriormente ocorra ampla avaliação por esta categoria. Ieda da Farmácia sugeriu que seja promovida uma peça à moda de “Os saltimbancos” de Chico Buarque, pela relação de sentido com o momento eleitoral. Bruno do ICB lembrou que o direito às 30 horas não é questionável e que o reitor pode, ou não, concedê-lo. Guilherme do ICEX informou que haverá reunião terça feira, dia 17, de 10:00 hs às 12:00 hs no Auditório 3. Paulo Maia da FAFICH fez a leitura do documento enviado ao reitor da UFMG pelo MP em 12 de julho de 2012. Próxima assembleia foi agendada para 2ª feira, dia 16. Em regime de votação a continuidade da greve foi aprovada, com as seguintes orientações: a) continuar mobilizando nas unidades/setores; b) que as unidades agendem reuniões para fortalecimento da greve, com o Comando de Greve; c) que as pessoas não batam o ponto nas unidades; d) que participemos das reuniões com os dois outros candidatos à reitoria para cobrá-los acerca das questões de nossa pauta de reivindicação; e) que as unidades enviem pessoas para participar das reuniões do Comando de Greve. Em regime de votação as orientações foram aprovadas. Passou-se ao lançamento da Chapa 1 – Uma outra UFMG é possível, para as eleições ao reitorado da UFMG. Era o que tinha a relatar. Wellington Marçal de Carvalho.