Categoria deflagra Greve Interna na UFMG por tempo indeterminado

09/09/2013

Os Técnico-Administrativos em Educação da UFMG deflagraram, na manhã desta segunda-feira, dia 9, Greve Interna pelo cumprimento integral do Decreto 1.590/96 – incluindo no regime do ponto eletrônico os servidores terceirizados e docentes da EBTT. Estiveram presente cerca de 250 TAE`s de todas as unidades que debateram amplamente sobre o momento político e a proposta de greve.

Flexibilização da Jornada

No dia 6 de setembro, o SINDIFES se reuniu com o reitor da UFMG, Clélio Campolina, a vice-reitora, Rocksane Norton, e com o Pró-Reitor de Recursos Humanos, Roberto Nascimento, para conversar sobre o projeto de Flexibilização da Jornada de Trabalho. De acordo com os relatos dos técnico-administrativos participantes, o reitor disse que iria agendar uma reunião, até o dia 20 de setembro, para a comissão apresentar o projeto das 30 horas aos diretores de unidade, retirando assim, as discussões das Congregações. O reitor ainda solicitou um ‘tempo de paz’ para estas discussões.

Durante a reunião com o reitor foram apresentados os argumentos da Categoria em relação ao ponto. O reitor afirmou que os docentes da EBTT não serão incluídos e que os terceirizados começarão a bater ponto em outubro. O SINDIFES informou que já encaminhou documento ao Ministério Público Federal, solicitando que esta situação seja verificada.

Debate sobre os rumos do movimento

A Categoria avaliou o momento político e se haveria condições de instalar uma greve interna. Entre os argumentos a favor estavam a necessidade de cobrar que os EBTT´s e terceirizados registrassem o ponto, exigindo o cumprimento do decreto 1.590/96. Entre os argumentos contra a greve, destacou-se a importância de se manter o canal de diálogo aberto neste momento em que houve uma abertura para discutir a flexibilização da jornada.

Ao final das inscrições para avaliação, foram votados os encaminhamentos. Por uma pequena diferença venceu a deflagração de greve interna por tempo indeterminado e o início imediato da construção movimento paredista.
Encaminhamentos finais

• Todos os TAE´s devem mobilizar seus setores/unidades para fortalecerem o movimento grevista;

• Assembleia dia 12 de setembro, impreterivelmente às 9h30, na Praça de Serviços da UFMG;