Seminário ‘Mídia e protestos urbanos’

21/08/2013

Seminário ‘Mídia, democracia e protestos urbanos’ fomenta debate sobre manifestações nesta quinta e sexta

Os saberes relativos à comunicação e às mídias têm sido fortemente desafiados pelas recentes manifestações sociais que vem acontecendo pelo país. Com o objetivo de fomentar o debate sobre esse cenário, a UFMG recebe nesta quinta e sexta, dias 22 e 23, o seminário Mídia, democracia e protestos urbanos.

O seminário contará com a presença de pesquisadores, políticos, lideranças sindicais e jornalistas, entre outros. O objetivo é propiciar novas discussões sobre os protestos urbanos que vêm ocorrendo nas principais cidades brasileiras – entre elas Belo Horizonte – em diálogo com os diversos setores da sociedade.

Na manhã da quinta, dia 22, das 9h às 12h, acontece a mesa Mídia, protestos e corrupção da opinião pública. Já na manhã da sexta, 23, das 9h às 12h, tem vez a mesa Jornalismo cidadão: censura e novas vozes em cena. No mesmo dia, à tarde, das 14h às 17h, acontece a mesa Jornalismo e regulação da mídia e o futuro da democracia brasileira. A programação completa pode ser acessada por meio deste link.

A professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) Ângela Carrato, uma das organizadoras do evento, salienta a importância de se debater de forma sistematizada esses acontecimentos. “Trata-se de um enorme desafio, pois os fatos em discussão, além de extremamente recentes, estão em processo e permanecem desafiando a academia no que se refere à compreensão do que significam e para aonde apontam”, diz.

A organização do seminário é dos grupos de pesquisa Jornalismo, cognição e realidade e Jornalismo e Mídia Pública, este a ser lançado formalmente durante o seminário. O seminário acontecerá na sala 2001 da Faculdade de Letras (Fale). O evento é aberto ao público.