Uma Outra UFMG é Possível: Reunião, dia 21, quarta, às 16h

14/08/2013

Outra UFMG é Possível! Reunião dia 21/08, quarta, às 16 horas, no Auditório da Reitoria da UFMG

Vivemos um momento histórico em nosso País, onde o povo é o protagonista das passeatas e manifestações públicas e mudanças estão acontecendo devido a estes protestos; nas será como antes! As pessoas começam a questionar a ordem estabelecida e chegaram à conclusão de que a luta coletiva pode obter vitórias!

Na UFMG também se inicia um movimento diferente, horizontal. E, por isso mesmo, democrático: Docentes, Técnico-Administrativos em Educação e Estudantes se reuniram em torno de uma mesma proposta: Construir uma candidatura para Reitor onde o objetivo é romper com a lógica mercantilista, autoritária e excludente que hoje norteia a UFMG e apostar na ideia de que Outra UFMG É Possível!

As reuniões com os três segmentos da universidade têm feito aflorar as insatisfações e anseios de cada um, com relação ao atual papel desempenhado pela Universidade na comunidade interna e externa da UFMG.

A Universidade não tem participado das discussões da sociedade nem se manifestado a respeito de assuntos que são relevantes para o desenvolvimento de nosso País. A UFMG perdeu sua Autonomia seu poder de crítica e, num contexto globalizado, apenas reproduz mercadologicamente o que lhe é exigido. Cumpre determinações vindas do capital e do governo e sem nenhuma análise critica. A universidade perdeu seu papel social!

Nós não queremos somente Dirigentes na Universidade. Nós queremos de fato representantes que discutam e reflitam coletivamente com os três segmentos da UFMG e seus atos sejam norteados por essas discussões e reflexões.

Queremos que a Universidade de fato atenda às demandas da comunidade interna e da sociedade, através de um diálogo participativo e transparente.

Queremos uma Universidade que adote o voto paritário ou universal e tenha efetivamente uma política de recursos humanos que valorize seus trabalhadores. Que pense a questão do acerto presencial de matrícula dos alunos da UFMG que hoje é desrespeitoso para com os mesmos.

Enfim, as reuniões de lançamento de uma candidatura alternativa nas eleições para Reitor foram vistas como uma repercussão também das manifestações de rua em junho de 2013 em que o povo demonstra a sua total insatisfação com a postura dos políticos brasileiros e com a falta de políticas públicas efetivas de Saúde, Educação Transporte e Segurança Pública. Não acreditam mais naqueles em quem votaram para representa-los, considerando-os corruptos, sem caráter e sem ética.

Então, não queremos uma UFMG fragmentada entre pessoas e espaço físico.

Queremos uma UFMG construída coletivamente, onde o diálogo entre Professores, Estudantes e Técnicos Administrativos seja permanente, com garantia de espaço para debates e deliberações coletivas, uma Universidade responsável pela prestação de serviços públicos de efetiva qualidade à comunidade interna e externa à UFMG no que se refere ao ensino, à pesquisa e extensão.

Seja você também um protagonista de mudança na UFMG!

Nós acreditamos que Outra UFMG É Possível!