CEFET-MG e Prefeitura de Timóteo assinam acordo para expansão

12/05/2010

O CEFET-MG e a Prefeitura de Timóteo assinaram, na segunda-feira, 10 de maio, um acordo de intenções para instalação do novo Campus VII em terreno doado pelo município. Estiveram presentes na assinatura do acordo o Diretor-Geral, Prof. Flávio Santos; o Diretor da Unidade de Timóteo, Prof. Maurílio Alves Martins, e o Prefeito Geraldo Hilário Torres.

O Campus VII ocupa um espaço doado pela Prefeitura no bairro do Vale Verde; porém, com o aumento das atividades e do número de alunos e servidores vai se transferir para um terreno maior, também doado pelo município, localizado no centro da cidade, onde ficava a antiga Secretaria de Obras do Município e, antes disso, a Escola Técnica de Metalurgia da Acesita.

A nova área é cinco vezes maior que a atual e, no primeiro momento, serão ampliados o número de laboratórios e as salas de aula. No projeto de expansão, futuramente, haverá a construção de uma área para a prática esportiva, auditório, biblioteca, refeitório e salas e laboratórios de cursos técnicos e superiores.

Para o Prof. Maurílio Alves, em agosto, os alunos do curso de Engenharia de Computação já começarão a utilizar as novas instalações. A edificação existente, que é tombada pelo patrimônio histórico, manterá a estrutura tradicional, e já está em fase final de reforma. “Estamos restaurando o prédio, ele já está com janelas novas, iguais as originais, e também a parte de madeira, hidráulica”, informou.

Já a construção do Bloco B, que terá 3 mil m2, segundo o Diretor da Unidade de Timóteo, está prevista para ser iniciada neste ano e finalizada até o segundo semestre de 2011. No prédio, serão construídos os laboratórios dos cursos técnicos e superiores bem como salas de aula.
Prof. Maurílio Alves ressaltou que o acordo fortalece a parceria entre a Prefeitura e o CEFET-MG. “Esse processo dá início à parte cartorial de passagem do terreno. Em 40 dias, o terreno já estará em poder da União”, observou. Na assinatura do termo, as partes se comprometeram a cumprir acordos que beneficiem a instituição, a órgão municipal e, principalmente, a comunidade da região.

O CEFET-MG comprometeu-se, entre outras coisas, a:

* concentrar suas ações no município visando à consolidação da atuação educacional;
* aumentar o número de vagas ofertadas para os cursos técnicos em 30%;
* ofertar cursos de qualificação e requalificação profissional;
* promover a articulação entre o ensino e a extensão, de modo a estender à comunidade local os benefícios sociais, científicos e tecnológicos produzidos;
* ofertar dois cursos superiores de acordo com a demanda regional de mercado, até 2011, e incluir no Plano de Desenvolvimento Institucional mais um curso superior;
* estabelecer parcerias com o Departamento de Ensino da Prefeitura de Timóteo no sentido de viabilizar a formação continuada de professores da rede, podendo ser na forma de cursos de extensão nas áreas do conhecimento.

A Prefeitura de Timóteo comprometeu-se, entre outras coisas, a:

*
efetuar todos os trâmites legais e cartoriais referentes à transferência do terreno onde funcionava a antiga Escola de Metalurgia e Secretaria Municipal de Obras e suas benfeitorias ao CEFET-MG;
*
concluir a escrituração do imóvel de acordo com a legislação vigente de doação de bens públicos.

Assessoria de Comunicação Social/CEFET-MG