Carta Aberta: Uma Outra UFMG é Possível

02/08/2013

Caro(a) colega,

VIVEMOS UM MOMENTO histórico no Brasil. Quem não acredita não está prestando atenção, não está observando os acontecimentos ao redor: as manifestações nas ruas lideradas pelos jovens com suas cobranças por uma vida mais justa. Como o Papa Francisco disse em entrevista no seu último dia na JMJ no Rio de Janeiro: “O jovem que não protesta não me agrada”.

A questão do papel da Universidade não deve ser diferente. Mudança deve ser um acontecimento constante, transparente e acima de tudo, democrático. Atualmente, são numerosas as pessoas entre acadêmicos, funcionários e discentes que pensem, debatem e manifestam  que a UFMG não está voltada para pensar e atender às necessidades da maioria da sociedade. Exemplos não faltam:  ausência do voto paritário; gestão de recursos humanos desumana, que não atua  no sentido de atender bem seu patrimônio humano (docentes, técnico-administrativos e outros) por meio do treinamento/aperfeiçoamento, aconselhamento, ou seja, promovendo ao máximo o crescimento intelectual e o bem-estar da comunidade acadêmica. Além disso, há outros que dizem que a Universidade tem se afastado do seu compromisso social.

ACREDITA-SE QUE as duas candidaturas já apresentadas para processo de eleição para a reitoria deste ano até o momento defendem projetos e atuarão de forma pouco distintos dos dirigentes anteriores: uma universidade produtivista, mercadológica, privativista, competitiva e autoritária.

UM COLETIVO COMPOSTO POR PROFESSORES, TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS E DISCENTES de várias unidades da UFMG propõe uma terceira alternativa, com o intuito de lançar uma candidatura que PENSE E ATUE de forma diferente dos outros dois candidatos: melhor atender a comunidade fundamentando-se em princípios de democracia interna, exercício intelectual, criatividade e autonomia.

POR ISSO, CONVIDAMOS os diversos membros das Unidades e Departamentos da UFMG a fazer parte desse movimento de CONSTRUÇÃO fundamentada na busca de uma nova gestão para a Universidade, embasada nesses princípios e na defesa permanente da prevalência do pensamento justo e humano.

CONVIDAMOS docentes, discentes e funcionários a participar, de forma coordenada e articulada, como interlocutores desse movimento alternativo em seus Departamentos e Unidades, a fim de disseminar ideias, propostas e acontecimentos dessa Terceira alternativa — uma chapa em prol de uma Universidade livre e autônima e verdadeiramente representativa de toda a sociedade.

A IDEIA É compor um mapeamento dos colaboradores dessa Terceira Candidatura por Unidades e Departamentos da UFMG que se disponham a assumir o papel de multiplicares desse movimento em seus departamentos.

Pedimos que todos que manifestem suas ideias e a sua disposição para assumir esse papel de multiplicador em sua Unidade e em seu Departamento. Basta enviar uma resposta à esse e-mail, indicando sua Unidade e seu departamento. Caso você tenha algum colega próximo que também se disponha a apoiar essa alternativa e assumir esse papel fundamental no Coletivo, envie-lhe o presente e-mail e oriente-o a nos responder.

Uma outra UFMG é possível!!!

Grato e boa sorte para todos nós!

Coletivo de professores, técnico-administrativos e estudantes da UFMG

DATAS IMPORTANTES:
Terça-feira, dia 6 de agosto: assembleia dos professores, às 19 horas, Faculdade de Medicina

Quinta-feira, dia 8 de agosto: assembleia da comunidade acadêmica as 17 horas, Auditório da Reitoria