Pesquisador português faz palestra sobre ilustração científica

17/07/2013

Palestras, exposição, minicursos e lançamento de livro e de selo postal (foto) compõem a programação do I Workshop de Divulgação e Ilustração Científica (WDIC) que será realizado a partir desta sexta-feira, 19, em Uberlândia.

Além de pesquisadores e artistas brasileiros, estão confirmadas as presenças dos professores e ilustradores científicos portugueses Pedro Salgado e Marco Nunes Correia, ambos do Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa (Isec).

O evento, que prossegue até domingo, 21, é promovido em parceria entre a UFMG, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM).

A professora Silvania Sousa Nascimento, coordenadora da Diretoria de Divulgação Científica, na Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, compõe a comissão organizadora do evento e ministrará um dos dez minicursos oferecidos durante o Workshop.

Já a ilustradora científica Rosa Alves, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, é a curadora de exposição composta por 17 estandartes, em grandes formatos, sobre espécies animais e vegetais do Cerrado, com ênfase para aquelas que ocorrem na região do Triângulo Mineiro e no Alto Paranaíba.

Segundo a curadora, a exposição “pretende ressaltar a importância das ilustrações na comunicação científica, em especial de nossa biodiversidade, tão ameaçada em Minas Gerais”.

Mestre em ilustração científica pela Universidade de Évora e pelo Isec (Portugal), Rosa Alves é também a autora da ilustração Siriema (Cariama cristata), ave típica do Cerrado retratada em selo postal alusivo ao evento (foto).

A mostra reunirá obras dos ilustradores Marco Anacleto, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, de Carla A. Coscarelli, Angela Giannetti, Amarilis Bracher, Belkiss Radicchi, Eliana Angelo, Cláudia Lambert, Leir Barbosa, Helena Rodrigues, Gerosina Marques, Lucas Araújo e André Alves Carvalho.

Quase todos são ex-alunos de curso de ilustração científica oferecido desde 2005 e que, segundo Rosa Alves, "vem qualificando ilustradores em Minas Gerais e fez da UFMG referência nacional na área”.

Cerrado

Durante o Workshop também será lançado, no Museu da Biodiversidade do Cerrado, o Guia Ilustrado do Arboreto do Cerrado, obra editada pela Editora UFMG em parceria com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). O Guia recebeu o prêmio de excelência gráfica e representou a UFMG na Bienal do Design em São Paulo.