Assembleia debate processo eleitoral para reitor da UFMG

13/06/2013

A Categoria de Técnico-Administrativos em Educação da UFMG, em Assembleia nesta quinta-feira, dia 13 de junho, no auditório da Reitoria, iniciou o debate sobre o processo eleitoral para Reitor da Universidade e como será sua participação no processo. Foram repassados os informes gerais e jurídicos, e discutida a portaria que desobriga dos Docentes da EBTT a registrarem ponto eletrônico. Uma nova assembleia foi marcada no dia 20 de junho para debater o processo eleitoral para reitor da UFMG e o ponto eletrônico.

Comissão de Flexibilização da Jornada de Trabalho da UFMG

Foi apresentado parte do relatório que a Comissão está produzindo. Já foram realizadas 13 reuniões e as discussões estão avançadas. A documentação está sendo fundamentada nos argumentos jurídicos e nas experiências de outras universidades que já realizaram o estudo. No Hospital das Clínicas foi montada uma comissão para estudar os setores que também poderão integrar a jornada flexibilizada.

TAE´s notificados a devolverem valores da Capacitação

Os servidores que tiveram a progressão por Capacitação logo após entrarem na UFMG estão sendo notificados a devolverem os valores recebidos. Este problema está acontecendo por uma mudança da interpretação da lei por parte do Governo e da Universidade. O SINDIFES conseguiu reverter esta situação no ano passado, porém, neste ano voltou-se a notificar estes Servidores.

A direção do Sindicato e seu departamento Jurídico, junto com a CIS-UFMG, elaboraram um recurso para que seja protocolado, na secretária da PRORH-UFMG, solicitando que os valores não sejam cobrados e que o pagamento seja continuado. O recurso será disponibilizado no site do SINDIFES ou nos plantões jurídicos.

Isonomia do Vale Alimentação

A ação impetrada pela FASUBRA terá validade para toda a Categoria independente de serem filiados ou não. A ação pede a isonomia e o pagamento retroativo dos últimos cinco anos. Não entrem com ações individuais. Os advogados que estão indicando estas ações querem simplesmente ganhar dinheiro, pois dificilmente conseguirão levar o processo ao STF instância que irá julgar este tipo de processo.

GT-Antirracismo do SINDIFES

Foi convocado o GT-Antirracismo do SINDIFES para a próxima segunda-feira, dia 24, às 14h30, na sede do Sindicato. Esta será a quinta reunião. Os debates estão sendo realizados como forma de preparação para o Encontro Nacional que será organizado pela FASUBRA.

Portaria da UFMG desobriga Docentes EBTT a baterem ponto

Contra a legislação e a decisão do Conselho Diretor, a vice-reitoria da UFMG, professora Rocksane Norton, publicou uma portaria desobrigando os professores da EBTT a registrarem o ponto eletrônico. A próxima assembleia irá debater este ponto, aprofundando nas ações que serão tomadas pela Categoria.

Processo eleitoral para Reitor da UFMG

Foram apresentados argumentos tanto para participar quanto para a não participação. Algumas propostas foram levantadas, como a de montar uma eleição paralela. O entendimento geral é que a Categoria não participando do processo está abrindo ainda mais espaço para que fiquem “a margem” das decisões políticas e que o ideal é montar um projeto e conseguir um candidato que defenda este projeto. Também ficou para a próxima assembleia aprofundar essas discussões.

Encaminhamentos

- Assembleia dia 20, no período da tarde e no Campus Pampulha;
- Que a Categoria participe das reuniões dos candidatos a Reitoria para conhecer suas propostas;
- Realização de assembleias para sabatina dos candidatos a Reitor da UFMG;