SINDIFES participará de Congresso sobre Assédio Moral

11/05/2013

A Direção do SINDIFES foi convidada a participara do II Congresso Ibero-Americano sobre Assédio Moral no Trabalho que será realizado em agosto deste ano na Argentina. O convite veio por meio da professora Margarida Barreto (PUC/SP), que ficou impressionada com o Manual de Combate ao Assédio Moral publicado pelo Sindicato e a qualidade das ações de acolhimento e acompanhamento dos casos de assédio por parte da diretoria. A proposta é que o SINDIFES possa apresentar e trocar experiências com os demais trabalhadores da América Latina, contribuindo para a luta contra este mal que afeta toda a classe trabalhadora.

Representarão o SINDIFES os seguintes membros da atual Diretoria: Cristina Del Papa, Helder de Castro Bernardes Barbosa e Wellington Marçal de Carvalho.

Histórico

Em meados de fevereiro de 2013 a Professora Margarida Barreto, da PUC/SP, entrou em contato com o SINDIFES para convidá-lo a participar do II Congresso, promovido pelo Ministério da Saúde do Governo Federal da Argentina. A partir de então o psicólogo Arthur Lobato, que trabalha com a temática no SINJUS e SERJUSMIG e que, inclusive, participou como palestrante na terceira edição do Seminário sobre combate ao assédio moral promovido pelo Sindicato em 2012, conduziu as negociações para a elaboração da proposta.

O resultado foi o encaminhamento, pela professora Margarida, de duas mesas de composição internacional, que debaterão sobre os seguintes temas: Mesa 5 – Ações práticas no combate ao assédio moral (composição: Dulce Suaya - Psicóloga (Argentina - Coordenadora); Arthur Lobato - Psicólogo - Saúde do trabalhador (Belo Horizonte - Brasil); Leonardo Militão – Advogado (Minas Gerais - Brasil); Wellington Marçal – SINDIFES (Minas Gerais - Brasil). Já a Mesa 6 debaterá – Ética nas relações trabalhistas: estratégias de enfrentamento e ações de apoio aos assediados. Sua composição será: Ester Cohen - Coordenadora - Argentina; Andréia de Couto Garbin – São Paulo – Brasil; Arthur Lobato – Minas Gerais – Brasil; Wellington Marçal – SINDIFES - Minas Gerais – Brasil.

Na Mesa 5, o eixo será “A necessidade de acolhimento do assediado: estratégias de apoio”. De forma resumida pretende-se relatar as ações empreendidas pelo SINDIFES em um momento considerado crucial na abordagem da pessoa vítima de assédio moral. Nos últimos seis anos vêm se consolidando uma metodologia voltada a oferecer ao trabalhador das Instituições Federais de Ensino, base do Sindicato – UFMG, Cefet-MG, UFVJM e IFMG – medidas de intervenção mais acertadas de enfrentamento a essa forma de violência que grassa o cotidiano desses servidores públicos. Em linhas gerais, explicitar-se-ão as seguintes etapas da fase de acolhimento das pessoas violentadas moralmente: a) escuta ampla e sem aparas da percepção dos acontecimentos vividos pelo assediado; b) tentativa de banimento das ideações suicidas; c) desenho, em conjunto, do caso relatado em parâmetros mais racionais; d) pactuação, em consenso, dos procedimentos efetivos de tratamento e condução das medidas mitigadoras cabíveis. Cumpre registrar que o eixo norteador do trabalho de acolhimento visa, primordialmente, a manutenção da vida e o resgate da dignidade.

Na Mesa 6, o eixo será “Ações práticas no combate ao assédio moral”. De forma resumida pretende-se compartilhar as ações empreendidas pelos trabalhadores da base do Sindicato para enfrentamento desta forma de violência no ambiente de trabalho. Relatar-se-ão as estratégias realizadas pelo SINDIFES, notadamente, nos últimos cinco anos para 1) dar a conhecer a temática, retirando-a de sob os tapetes institucionais; 2) cimentar um espírito de solidariedade entre os trabalhadores com vistas a dizer não ao assédio; 3) ensejar e fornecer todo o suporte necessário para que o assediado denuncie formalmente o assediador nas instâncias administrativas pertinentes; e 4) materializar a formação de comissões oficialmente institucionalizadas para nortear o trato dessa temática em cada uma das quatro IFES base do SINDIFES.