II Congresso Ibero-Americano sobre Assédio Moral no Trabalho

09/05/2013

"A dignidade, compromisso e solidariedade: para a erradicação de todos os tipos de violência no local de trabalho”

Assédio moral no trabalho, “mobbing”, assédio, psicoterror são diferentes maneiras de falar sobre um mesmo fenômeno que acontece a é um dos problemas mais preocupantes para os trabalhadores, chegando a gerar múltiplas consequências negativas para a saúde dos mesmos, o que, não sendo identificados ou devidamente diagnosticados, geralmente são tratados a partir de abordagens inespecíficas sem realmente resolvê-los.

O objetivo é facilitar um encontro para refletir sobre as situações que cruzam a nossa realidade latino-americana e gerar estratégias de intervenção de todo o conjunto entre profissionais e agentes comunitários, sobre a violência no contexto de trabalho.

Promover a saúde de trabalhadores de uma abordagem de direitos para a inclusão da justiça social, esta é a nossa prioridade.

O Primeiro Congresso sobre Assédio Moral no Trabalho ocorreu em 2011 no Distrito Federal do México, com a participação maciça dos vários intervenientes na comunidade. No final do congresso foi formada Rede Interamericana pela dignidade no trabalho e organizações, estabelecendo como um local para o próximo evento para a Argentina.

O II Congresso Ibero-Americano será realizado em Buenos Aires, entre os dias 25 e 28 de Agosto, e esperamos ter uma audiência superior ao primeiro encontro, devido à crescente consciência de que esta questão é da sociedade como um todo.

Nos avanços pós-congresso iremos nos esforçar e propor que seja realizado o III Congresso Ibero-Americano sobre Assédio Moral no Trabalho em 2015, no Brasil.