Arquivos: Noções Básicas e Gestão Documental

Sobre o curso

Sub-Área Ciência da Informação

Objetivo

Conhecer os principais conceitos e noções de arquivo, de acordo com os conceitos atuais e a legislação nacional de arquivos.
Identificar as necessidades de organização de um acervo de arquivo.
Conscientizar-se acerca da importância da implantação de uma política de arquivos nas instituições.
Inserir-se no processo de implantação dessa política de gestão documental no local onde atua

Público-alvo

Profissionais da área administrativa (pública ou privada) que se interessam pelo tema, os que atuam em arquivos e interessados na área para concursos públicos.
Pré-requisito

Idade superior a 18 anos.
Comprovante de conclusão de nível médio completo.

Ementa
Introdução aos arquivos

- Conceito de informação, documento e arquivo.
- Diferença entre as fontes de informação.
- Conceito de Arquivologia e os princípios arquivísticos.
- Necessidade de informação.
- Importância estratégica do arquivo.
- Característica dos arquivos quanto ao acervo; ao uso e a natureza do documento.
- Gêneros documentais.

Gestão Documental

- Conceitos de gestão documental e política de arquivos.
- Métodos de arquivamento básicos.
- Instrumentos de gestão (Código de Classificação e Tabela de Temporalidade).
- Identificação e armazenamento.
- Conservação e preservação de acervos.
- Conceitos de documentos eletrônicos e gestão arquivística de documentos eletrônicos.
- Organização de diretórios e documentos eletrônicos.
- Transferência e recolhimento de documentos.

Legislação Arquivística

- Previsão legal e legislação básica de Arquivos.
- Atividade meio e atividade fim.
- Avaliação documental.
Instrutoras:

* Ana Lúcia S. do Carmo. Arquivista graduada pela Universidade de Brasília em 2005. Foi arquivista efetiva do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (2007-2009). Atualmente é arquivista da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da UFMG e representa os arquivistas desta instituição na comissão de Sistema de Arquivos da UFMG. Pós-graduada em Arquitetura e Organização da Informação pela Escola de Ciência da Informação da UFMG em 2011.
* Janda Tamara de Sousa. Arquivista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo em 2010. Atualmente é arquivista da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) da UFMG, onde é coordenadora do Projeto de Estruturação da Memória Institucional da FACE. Pós-graduada em Biblioteconomia pela FIJ (Faculdades Integradas Jacarepaguá) em 2011.
* Patrícia das Neves. Arquivista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é arquivista da Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, onde coordena o setor de Arquivo. Pós-graduada em Gestão Pública pela FIJ (Faculdades Integradas Jacarepaguá) em 2011.