SINDIFES, DCE e APUBH pedem que MP acompanhe contrato da EBSERH

27/03/2013

Os diretores do SINDIFES, DCE-UFMG e APUBH se reuniram com a procuradora de Direitos do Cidadão, Silmara Cristina Goulart, nesta terça-feira, dia 26, para tratar dos problemas e da falta de transparência do processo de contratação da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) pela UFMG.

Uma série de documentos produzidos pelas entidades e matérias veiculadas nas grandes mídias foram apresentadas para demonstrarem os problemas da implantação da EBSERH. “A UFMG não dá transparência ao processo. Conseguimos, por meio de um acordo de greve, que uma comissão fosse instituída para acompanhar a contratação, porém até hoje não foi convocada pelo Reitor”, explica Cristina del Papa, coordenadora do SINDIFES. Fernanda Faria ainda explica que mesmo dentro do Conselho Diretor do Hospital das Clínicas, não se discute e não há informações sobre o conteúdo dos contratos e seus anexos.

A procuradora informou que diante dos fatos vai solicitar todas as informações sobre o processo de negociação entre EBSERH e UFMG para que seja possível avaliar a situação. Também irá recomendar que não seja assinado nenhum contrato até que o assunto tenha sido discutido amplamente com a sociedade civil, órgãos públicos, ministério público e demais interessados.

Participaram da reunião as coordenadoras gerais do SINDIFES, Cristina del Papa e Marina Evangelista de Abreu; pelo DCE-UFMG, as coordenadoras Nathalia Ferreira Guimaraes e Fernanda Menezes Faria; e pela APUBH, Marta de Oliveira Pimentel.