UFMG adota exame nacional

06/05/2010

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) decretou o fim da primeira etapa do vestibular, que será substituída pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A mudança entra em vigor ainda este ano e os candidatos a uma vaga da instituição farão, além do teste aplicado pelo Ministério da Educação (MEC), provas com questões abertas na segunda etapa. A decisão foi tomada na tarde de ontem, em reunião do Conselho Universitário, com 32 votos favoráveis e 18 contrários. A UFMG era a única federal de Minas que ainda não tinha dado um voto de confiança ao Enem, transformado, no ano passado, na grande aposta do governo federal para substituir os tradicionais vestibulares em todo o Brasil.

O calendário do vestibular 2011 da UFMG já estava definido, com provas da primeira etapa marcadas para 28 de novembro deste ano e a segunda fase, de 3 a 7 de janeiro do ano que vem. Com a decisão, os candidatos a vagas de todos os cursos da UFMG, incluindo os presenciais e na modalidade a distância, terão de fazer o Enem nos dias 6 e 7 de novembro. De acordo com o reitor Clélio Campolina, a segunda fase ainda será reavaliada e eventuais mudanças serão divulgadas nos próximos 30 dias. “Teremos que aguardar o resultado do exame nacional, previsto para o início de janeiro, para imediatamente fazermos um cruzamento de dados e programarmos a segunda etapa”, explicou o reitor.

Outros detalhes, como datas de inscrição e possíveis alterações no programa de bônus da UFMG, também serão analisados a partir da semana que vem pela Comissão Permanente do Vestibular (Copeve). Para justificar a mudança no vestibular, o reitor listou uma série de avanços que, segundo ele, serão propiciados pelo Enem. “É um sistema nacional, progressista, um exame que dá oportunidade a todos os estudantes secundaristas do Brasil. Esperamos que essa seja uma etapa para que possamos eliminar, em algum momento, o vestibular. Todos os países desenvolvidos têm um sistema nacional de avaliação e não esse modelo do vestibular convencional que ainda possuímos”, disse Campolina.

ESTUDANTES

A adesão ao Enem teve apoio de um grupo de estudantes, que se reuniu na manhã de ontem com a reitoria da UFMG. No encontro, a União Colegial de Minas Gerais e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade entregaram uma carta ao reitor Clélio Campolina pedindo o fim do vestibular, sob o argumento de que o Enem seria uma forma de seleção mais democrática e que ajudaria as universidades públicas a serem mais inclusivas. O documento foi lido por Campolina à tarde, durante a reunião do Conselho Universitário.

A antiga reitoria da UFMG, que deixou o cargo em março deste ano, defendia a não adesão ao teste do governo federal, diante da série de riscos e incertezas que rondaram o Enem no ano passado. Às vésperas da aplicação do teste, em outubro de 2009, algumas questões vazaram e essa fraude obrigou o MEC a adiar a prova. A mudança no calendário trouxe uma série de transtornos para as universidades que tinham aberto mão de seus vestibulares apostando na credibilidade do Enem. A mudança de postura da UFMG, de acordo com o reitor, se explica pelos méritos do exame nacional. “Acredito que a adoção do Enem terá um efeito fundamental de pressão para melhoria do ensino público fundamental e médio, o que é extremamente importante”, ressaltou Campolina.