Prefeitos mineiros admitem apoiar o chamado 'Dilmasia'

05/05/2010

A possibilidade de edição de um fenômeno de preferência de votos na petista Dilma Rousseff (PT) para a Presidência da República, e no governador tucano Antonio Anastasia, que disputará a reeleição, foi admitida nesta terça-feira (4) por prefeitos participantes do 27º Congresso Mineiro de Municípios, no Expominas. Quem explicou bem o motivo para a edição do chamado “Dilmasia” foi o prefeito de Pedro Teixeira(Zona da Mata), Idílio Moreira (PTB).

O partido de Moreira, o PTB, é base de sustentação do governo Lula e do governo estadual, ou seja, na prática, editou o chamado Lulécio, preferência do eleitorado pelo ex-governador Aécio Neves (PSDB) e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O prefeito se disse a favor da dobradinha entre PT e PSDB porque percebe que a população assim o deseja.

“Lula fez um bom governo, governou para os pobres e, ao mesmo tempo, o Anastasia está dando continuidade ao bom governo do Aécio. Temos na minha região obras dos governos estadual e federal e acredito que os dois estão jogando bem. Eu estou com o povo. O povo é a favor desta linha (de apoiar Anastasia e Dilma). Em cidade do interior, o contato do povo com o prefeito é muito direto”, justificou o prefeito petebista, que governa a pequena Pedro Teixeira, com mais de 2 mil habitantes.

Os tucanos são os mais receosos em admitir apoio a petistas. O prefeito do PSDB Paulo Rodrigues, de Ibertioga, diz que apoiará o presidenciável tucano, José Serra, e o atual governador de Minas, que disputa reeleição. Ele, entretanto, admite que há tucanos apoiando Dilma, “como há petistas apoiando Serra”. “No meu caso, penso que se fosse o Lula seria diferente. Sei que o Serra e o Anastasia são pessoas capacitadas. Já a Dilma, não tenho conhecimento”, justificou sua preferência pessoal por Serra e Anastasia.

Outro tucano que apóia Serra e Anastasia, mas admite a possibilidade de edição do Dilmasia é o prefeito de São Geraldo da Piedade (Leste), Antônio Rabelo. Ele diz que está fechado com Anastasia, mas ressalta que a situação da sucessão presidencial ainda está distante de sua base. “Acredito que possa ocorrer (apoio a Dilma e Anastasia), mas eu irei apoiar Serra e Anastasia”, avisou.

Também da base tucana, o prefeito de Prata (Triângulo), Luiz Roberto Vilela (DEM), pensa de forma semelhante a Antonio Rabelo. Diz que a sucessão presidencial ainda está distante da base, mas que Anastasia já ganha seu espaço. “Anastasia não estava tão bem, mas melhorou”, avaliou.

Tucanos disciplinados não faltam também. Exemplo é o prefeito de Pequi (Centro-Oeste), José Alves. “Nossa Região é Serra e Anastasia. O Aécio não quis brigar porque não pode ter racha. Senão acontece como o PT hoje em Minas”. Fábio Fonseca (PDT), prefeito de Igaratinga, mesma região de Pequi, até arrisca um palpite: “Anastasia já fechou com 680 prefeitos”.