SINDIFES FASUBRA Central Única dos Trabalhadores

Dia Mundial do Trabalho

03/05/2010
Impressão amigávelImprimir Gerar PDFPDF


O Dia do Trabalho foi instituído no ano de 1889, durante a Segunda Internacional Socialista reunida em Paris. Foi escolhida a data de 1º de Maio, devido a uma greve realizada três anos antes, nos Estados Unidos, que culminou com a morte de alguns trabalhadores.

Em 1919 a França proclamou esta data como feriado nacional, junto com a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. Em 1920 a Rússia faz o mesmo e a partir daí trabalhadores de outros países começam a conquistar o direito de comemorar o Dia do Trabalho.

No Brasil foi durante a Era Vargas (1930-1945) que se consolidaram as comemorações do Dia do Trabalho e principalmente a maior conquista do trabalhador assalariado, a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).
No Serviço Público, a CLT é substituída pelo RJU (Regime Jurídico Único) que além de preservar os direitos e garantias dos trabalhadores assegura que estes possam desenvolver sua função social em benefício da coletividade.

Atualmente os servidores público tem pautado suas greves não apenas na melhoria das condições de vida, trabalho e salários, mas também na construção de uma sociedade melhor para todos. A própria FASUBRA tem um projeto de Universidade Cidadã para os Trabalhadores, que transmite este ideal. O projeto é um dos alicerces da Federação na sua luta para mudar a sociedade atual. Também não se pode esquecer das lutas sociais que os Sindicatos tem travado nas esferas municipais e estaduais. Muitas destas lutas não estão diretamente relacionadas à categoria defendida, mas passam por um projeto maior de construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Que 1º de Maio seja uma data de Luta e que possamos sempre refletir sobre o quanto conquistamos e o quanto nos falta conquistar!

Parabéns a todos nós que construímos este País pelo Dia do Trabalho!


Sistema Jurídico






  

Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino Universidade Federal de Minas Gerais CEFET-MG Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Instituto Federal de Minas Gerais
Desenvolvimento: DataForge | Najla Mouchrek      | 2014 | Sindifes | Todos os direitos reservados