Sérgio Miranda vai ser homenageado nesta quinta-feira, na UFMG

13/12/2012

O ex-deputado Sérgio Miranda, falecido no dia 26 de novembro aos 65 anos, vai ser homenageado nesta quinta-feira (13), às 19h, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Avenida João Pinheiro, 100, na Região Central de Belo Horizonte.

Sérgio Miranda tinha diagnóstico de câncer de pâncreas desde o início deste ano. Ele chegou  a tratar a doença em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês. De acordo com amigos, as  sessões de quimioterapia não chegaram a ter o resultado esperado. O corpo de Miranda foi velado na Câmara dos Deputados e enterrado no último dia 27 de novembro no cemitério Campo da Esperança, em Brasília.

Recentemente, Sérgio Miranda mudou-se para Brasília, onde morava com a mulher e engenheira, funcionária da Agência Nacional de Águas (ANA), Cristina Sá Brito. Ele morreu em casa, ao lado da mulher e da irmã Margarida Brito.

Com 43 anos de militância no PCdoB, Miranda deixou o partido em 2005 e assumiu a presidência do PDT em Belo Horizonte. Foi candidato à prefeitura da capital mineira em 2008, mas não venceu. Ele destacou-se principalmente pelo seu trabalho nas áreas orçamentária, previdência, direitos sociais e trabalhistas e era um dos maiores defensores do fim do fator previdenciário. Atualmente trabalhava na Fundação Leonel Brizola Alberto Pasqualini, do PDT.

Sérgio Miranda nasceu em Belém, no Pará. Ele foi deputado federal por Minas Gerais por quatro mandatos (1993 a 2006). Também foi vereador em Belo Horizonte por um mandato (1988/1992).

Em novembro, Sérgio Miranda foi condecorado com a Medalha do Mérito Legislativo, premiação concedida pela Câmara dos Deputados, porém não pôde participar da cerimônia de entrega devido à sua saúde debilitada. Sua mulher, Cristina Sá Brito, foi quem recebeu a medalha em seu lugar, de acordo com assessoria do PCdoB.