SINDIFES convoca Categoria para Ato Contra a EBSERH, quarta, 12

11/12/2012

O SINDIFES convoca toda a Categoria de Técnico-Administrativos em Educação da UFMG e demais IFES de sua base para o Ato Público contra a Implantação da EBSERH no Hospital das Clínicas, nesta quarta-feira, dia 12 de dezembro, a partir das 7h, em frente ao hospital.

O objetivo do ato é chamar a atenção da Comunidade Universitária e Sociedade para a tentativa de privatização do Hospital das Clínicas da UFMG por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares/EBSERH.

Participe, vamos lutar para que o Hospital das Clínicas continue nas mãos da Universidade e a serviço da Sociedade!

Conheça abaixo cinco razões para NÃO implantar a EBSERH.

1 - O Governo acredita que a EBSERH irá resolver o problema dos Hospitais Universitários que, segundo, ele é de Gestão. Será que os professores, que são responsáveis pela formação de médicos, mestres e doutores reconhecidos internacionalmente não são capazes de gerir o Hospital? Ou o problema é a falta de Recursos Financeiros? É realmente necessário entregar o patrimônio da Universidade para uma empresa administrar, ou a solução será exigir os recursos necessários a uma gestão autônoma, realizada pela própria instituição?

2 - Se a responsabilidade pela gestão do Hospital das Clínicas da UFMG for repassada para a EBSERH, o que garantirá que ele continue a ter como prioridade o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a Assistência, quando é do conhecimento de todos que os Hospitais Públicos focam seu trabalho apenas na assistência? Os principais objetivos dos hospitais universitários de ensino estarão comprometidos? E a Autonomia da UFMG sobre o HC, será garantida?

3 - Se o governo federal tem recursos financeiros para destinar à EBSERH, por que não destinou esses recursos diretamente para os Hospitais Universitários, sem qualquer intermediação? Infelizmente, essa é uma concepção ideológica típica de projetos que caracterizam a privatização do governo federal para HUs das Instituições de Ensino Superior Brasileiras. A EBSERH, tida como empresa pública, terá recursos financeiros garantidos e assegurados? Ou poderá sofrer cortes constantes, assim como já sofrem as Universidades e os Hospitais Universitários?

4 - O HC-UFMG é reconhecido por sua capacidade de executar atendimentos de alta complexidade. Este sempre foi o foco de seus gestores, que estiveram comprometidos com a qualidade da formação dos futuros profissionais. Porém, a EBSERH é uma prestadora de serviços, e seu foco é a produtividade que visa lucro e não o atendimento de qualidade. O que impedirá que esta empresa transforme o Hospital das Clínicas em um Hospital Geral, de atendimento básico, emergencial e de baixo custo?

5 - Se a gestão dos recursos humanos nos HUs com dois vínculos empregatícios (RJU e FUNDEP) já é difícil, como ficará, na prática, esta gestão com a existência de três vínculos dentro do HC – RJU, FUNDEP e EBSERH? Os Trabalhadores do quadro permanente (RJU) serão subordinados à EBSERH? E os da FUNDEP, serão sumariamente demitidos? Ou eles serão momentaneamente incorporados por um período máximo de cinco anos e, posteriormente, terão seus contratos definitivamente encerrados?