Capitalismo sindical será discutido hoje em mesa-redonda na FaE

27/11/2012

A conversão dos sindicatos em organizações preocupadas com investimentos e capitalização de recursos será discutida hoje, a partir das 14h, pelos pesquisadores João Bernardo e Luciano Pereira. Realizada no auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação (FaE), a atividade será transmitida ao vivo.

O debate é pautado pelas ideias do livro Capitalismo sindical, lançado pela dupla em 2008. A obra analisa as diversas formas assumidas pelo capitalismo sindical. Os autores também fazem um estudo da organização sindical brasileira que, com a Constituição de 1988, segundo eles, ganhou em autonomia, mas continua dependente do Estado.

A atividade integra a série Capitalismo contemporâneo, educação e tecnologia, promovida pelo Programa de Pós-graduação em Educação.

Os autores

Escritor e pesquisador português, João Bernardo já ministrou cursos em universidades públicas brasileiras e em sindicatos filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) nas últimas duas décadas. É autor de Capital, sindicatos, gestores (1987).

Luciano Pereira é advogado, com mestrado em Ciência Política pela UFMG e especialização em direito sindical. Atua como assessor de entidades sindicais em Minas Gerais, com ênfase no encaminhamento de ações coletivas e no acompanhamento de campanhas salariais e negociações coletivas de trabalho.