I Seminário do IPE aconteceu na UFMG nos dias 23 e 24

26/11/2012

Foi realizado entre os dias 23 e 24 de novembro, no auditório da Escola de Engenharia da UFMG, o I Seminário do Instituto de Pesquisas em Educação da América Latina e Caribe / IPE-ALC.

Com o tema “Valorização do docente e Financiamento da Educação”, foram discutidos quais as necessidades dos docentes para a sua formação e quais as suas implicações dentro do campo de ensino.

De acordo com a professora da Faculdade de Educação/UFMG Juliane Corrêa, a inovação no modo de ensino está na atitude, presença e diálogo com o aluno. “A educação é um diálogo aberto do indivíduo consigo mesmo, com os outros, e com os instrumentos oferecidos pela cultura e ambiente”, disse.

Os palestrantes falaram sobre a valorização dos docentes em outros paises como Cuba, Colômbia, Argentina e do próprio Brasil. Foram também debatidas questões relacionadas ao financiamento da educação e dívida pública.

No encerramento do seminário, sábado (24), ocorreu o lançamento do Caderno de Estudos da Auditoria Cidadã da Dívida. A publicação amplia o debate sobre o endividamento público brasileiro e ajuda a compreender a razão fundamental para as inaceitáveis injustiças sociais que vigoram em nosso País.