UFMG troca terreno com Governo Estadual

27/04/2010

A UFMG deverá começar a construir, no segundo semestre, um estacionamento para cerca de 430 vagas em terreno cedido pelo Governo de Minas nas imediações do Mineirão. A área, de 14.345 metros quadrados localizada no cruzamento das avenidas C e Presidente Carlos Luz (próxima à Faculdade de Farmácia), será trocada por outra de igual dimensão pertencente à UFMG no entroncamento das avenidas Presidente Antônio Carlos e Antônio Abrahão Caram.

A permuta será oficializada por meio de protocolo de intenções a ser assinado em breve entre a UFMG e o Governo de Minas. “O documento já está na Procuradoria Jurídica em análise”, informa o pró-reitor de Planejamento, José Nagib Cotrim Árabe. Na área cedida pela UFMG, o governo de Minas erguerá uma alça viária como parte da reestruturação do Mineirão para receber jogos da Copa do Mundo de 2014. Já a área que passa a figurar no patrimônio da Universidade ocupará um pequeno trecho da avenida Carlos Luz. “A Catalão, inclusive, terá seu traçado alterado, passando a ocupar uma faixa do estacionamento do Mineirão”, explica Nagib.

Com a área, a UFMG aumentará em 8% o número de vagas disponíveis para carros, que hoje, de acordo com a Pró-Reitoria de Administração, chega a 4.400 tanto nos estacionamentos quanto nas vias internas no campus Pampulha. Essa capacidade, no entanto, vem sendo fortemente pressionada pelo crescimento da cidade universitária, materializado pela construção de prédios e ampliação de vagas na graduação. Só na Avenida Mendes Pimentel, a principal do campus, um estudo do Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia, da Escola de Engenharia, estima que 370 carros ficam estacionados entre a Praça de Serviços e a Escola de Belas-Artes, mas a avenida comporta 338 vagas. Isso significa que cerca de 30 motoristas mantêm seus veículos em locais proibidos, como áreas de retorno, faixas de manobra e passagens de pedestres.

Em dias de jogos

O Estacionamento do Mineirão terá seu horário de funcionamento alterado para a comunidade da UFMG nos dias de jogos de Atlético e Cruzeiro pelas copas do Brasil e Libertadores da América. A área, que oferece 455 vagas para alunos, professores e funcionários da UFMG, ficará aberta somente até 15h. A medida começa a valer nesta quarta-feira, quando o Atlético recebe o Santos, e na quinta-feira, quando o Cruzeiro enfrenta o Nacional do Uruguai.

Parte do estacionamento do Mineirão cedida a UFMG

área cedida para construção do viaduto que ligará Antõnio Carlos a Abrahão Caran