CUT aprova propostas para potencializar atuação nos conselhos

22/11/2012

Com o objetivo de unificar e potencializar a atuação dos representantes da Central e dos sindicatos filiados nos conselhos municipais e estaduais, a CUT/MG realizou na quarta-feira (21) o Encontro dos Conselheiros de Políticas Públicas CUTistas. Coordenados pela secretária de Políticas Sociais da Central, Lourdes Aparecida de Jesus Vasconcelos, os conselheiros apresentaram propostas para tornar mais efetivas as intervenções dos dirigentes CUTistas nos espaços de controle social.

Entre as proposições aprovadas estão: realizar novos encontros estaduais e regionais;  promover seminários específicos e formativos; construir propostas para cada área de atuação dos conselheiros com base na plataforma CUTista; denunciar as dificuldades encontradas e atuar nos espaços de controle social com uma política de qualificação permanente.

Liliane Resende, da Subseção Sind-UTE/MG do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), fez uma palestra para os conselheiros sobre a legislação e a importância dos conselhos. Segundo ela, para potencializar a participação dos dirigentes sindicais CUTistas é necessário mais informação e qualificação.

“Com investimento nas duas áreas é possível fazer uma intervenção mais eficiente nestes espaços. A informação e a qualificação vão possibilitar um planejamento para a atuação. É preciso um esforço permanente do movimento sindical para poder intervir nos conselhos e ocupar os espaços que hoje são dominados pelo patronato e os governos de direita”, afirma Liliane Resende.