Novas abordagens sobre ditaduras na América do Sul

20/11/2012

Continuam abertas as inscrições para o seminárioDitaduras militares em enfoque comparado: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai, que será realizado, de 27 a 29 de novembro, no auditório Sônia Viegas da Fafich. Organizado pelo Grupo de Pesquisa História Política – Culturas Políticas na História, o evento reunirá novas abordagens sobre os regimes autoritários que se estabeleceram no Cone Sul nas décadas de 1960, 1970 e 1980.

Tais pesquisas partem do princípio de que a longevidade desses regimes se deve, em boa medida, ao apoio social conquistado pelos militares por meio de políticas governamentais e não apenas aos seus complexos e violentos aparatos repressivos. Ao mesmo tempo, a resistência não se deu somente pela via armada, alcançando também outros aspectos da vida social, política e cultural.

Batalhas da memória, novos olhares sobre a repressão, resistência política e cultural e as políticas educacionais, sociais e culturais dos regimes militares são os tema das mesas-redondas do evento, que reunirão alguns dos principais historiadores das ditaduras do continente, como os brasileiros Marcos Napolitano, Daniel Aarão Reis e Rodrigo Patto Sá Motta, a argentina Ludmila Catela e a francesa Maud Chirio, autora do livro A política nos quartéis, em que descreve as divisões internas do exército brasileiro.

As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira, dia 23, ou até se esgotarem as vagas, por meio deste blog, onde a íntegra da programação está disponível. Serão emitidos certificados aos participantes que comparecerem a pelo menos 75% das atividades. Mais informações pelo correio eletrônico gpculturaspoliticas@gmail.com.

Leia mais sobre o evento em matéria publicada esta semana pelo Boletim da UFMG.