Assembleia delibera intensificar a luta contra a EBSERH e ponto

20/11/2012

Em Assembleia na manhã desta terça-feira, dia 20 de novembro, no auditório da Reitoria da UFMG, a Categoria deliberou que sejam intensificadas as lutas contra o ponto eletrônico e implantação da EBSERH na UFMG. Também foram votadas as chapas de delegados que irão representar a Categoria na Plenária da FASUBRA, nos dias 23 e 24 de novembro.

A assembleia foi iniciada com a fala do Coordenador de Políticas Sociais e Anti-racismo do SINDIFES, Rogério Fidelis, lembrando o Dia da Consciência Negra. “O dia 20 de novembro é um dia para nós brasileiro refletirmos. Um dia marcado pela morte de um Negro símbolo da resistência, liberdade e do orgulho de sermos Negros. Zumbi também foi um mártir da luta pela Independência do Brasil. Hoje, eu saúdo os Negros e os não negros em nome de Zumbi dos Palmares”, discursou o coordenador.

Seminário Nacional sobre a EBSERH

De acordo com os representantes que participaram do Seminário, o encontro teve caráter propositivo e teve como objetivo a troca de experiência da luta contra a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (que irá fazer a gestão do Hospital das Clínicas). Entre as propostas apresentadas foi a de levar a luta contra a Empresa às rádios comunitárias, associações de bairro e demais entidades ligadas aos movimentos sociais e sindicais. Há também uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) contra a lei que criou a Empresa, uma vez que pode ser vista como terceirização de atividade fim. O Jurídico da FASUBRA está avaliando o caso.

Em relação a entrada da EBSERH no HC-UFMG, há vários boatos e informações que estão sendo passadas de forma leviana. Por enquanto não há contrato assinado e não se sabe como os servidores serão cedidos à Empresa. A diretoria do SINDIFES solicitou, em caráter de urgência, uma reunião com a ProRH-UFMG e Diretoria do HC para debater estes assuntos.

FASUBRA irá denunciar tentativa de divisão da base pela ATENS

A FASUBRA Sindical e suas entidades de base estão preparando documentação e processo jurídico para impedir que a ATENS (Associação dos Técnicos-Administrativos de Nível Superior) crie um Sindicato Nacional e divida a Categoria, como aconteceu com os docentes deixando o movimento fragilizado e inoperante.

É importante lembrar que os Professores das IFES, hoje, representados por duas entidades (PROIFES e ANDES) tiveram grandes perdas por esta divisão. Além de não conseguirem articular na última greve, que só teve impacto com a entrada dos TAE´s e Alunos, teve perdas irreparáveis, quando uma entidade aceitou o acordo e outra não. A união, de 34 anos, que a FASUBRA preserva, demonstra ser o caminho de fortalecimento e avanço na luta por melhores condições de trabalho e vida.

Ponto eletrônico e 30 horas

A direção do SINDIFES solicita que as unidades que ainda não fizeram o dimensionamento da força de trabalho o façam com urgência. Pois este é um importante passo para o projeto das 30 horas. Em relação ao ponto eletrônico, a luta ainda está valendo, pois o próximo passo e não realizar os cadastramentos de digitais.

Isonomia do vale alimentação

O STF julgou procedente o pedido de uma servidora federal de isonomia dos valores pagos pelo vale alimentação. A decisão por unanimidade não cabe recurso e deve ser aplicada. O SINDIFES e a FASUBRA estão estudando o caso e irão tomar providências para garantir a extensão desta decisão a toda Categoria.

Clique aqui para acessar o Ácordão do STF sobre o Auxílio Alimentação.

Encaminhamentos aprovados

• Remeter às bases a possibilidade de fazer uma Greve nos HU´s em função da implantação da EBSERH;

• Permissão dos delegados eleitos para a Plenária votarem na escolha do Conselho Fiscal da FASUBRA;

• Solicitar que a Federação apoie e Campanha pelos 100% dos Royalties do Pré-Sal para Educação

• Intensificar a Campanha Contra o Ponto Eletrônico.

• Medidas efetivas de combate a criação da ATENS como Sindicato.