Técnico-Administrativos na luta pelos Hospitais Universitários

12/11/2012

A Fasubra Sindical realiza hoje (10) e amanhã, o Seminário HUs 100% SUS versus EBSERH. O evento é realizado no Centro de Eventos e Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comercio (CNTC), em Brasília.

O encontro vai municiar os técnico-administrativos com ferramentas e argumentos para o combate a privatização e a tentativa de desvalorização dos hospitais universitários (HUs).

O tema do evento gira, exatamente, em torno da militância contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), em defesa da qualidade dos serviços prestados pelos hospitais das Instituições Federais de Ensino Superior.

Pela manhã, a abertura oficial foi feita pelos coordenadores Janine Teixeira, Charles Brasil - representando Paulo Henrique, Gibran Ramos, Rosangela Costa e João Paulo.

Em seguida, Charles Brasil pela FASUBRA, e Almir Menezes pelo Andes, fizeram suas explanações a respeito do tema e missões dos HUs. Foi aberto um período para que os participantes pudessem se pronunciar.

Durante a tarde o debate foi sobre sob o pano de fundo "EBSERH, modelo de privatização da saúde". Os técnico-administrativos tiveram a oportunidade de entender como funciona essa estratégia de transformar a saúde pública em um produto.

A explanação ficou a cargo de Janine Teixeira pela FASUBRA , Valéria Corrêa pela Frente Nacional Contra Privatização da Saúde e Luciene Pereira da Associação Nacional de Auditores do Controle externo.