Reitoria da UFMG divulga nota sobre condições de segurança

30/10/2012

Nota da Reitoria

As condições de segurança na UFMG

A UFMG vivenciou eventos excepcionais lamentáveis na rotina do campus Pampulha na sexta-feira passada e no último domingo, que extrapolam seu ambiente acadêmico institucional e se relacionam diretamente com os problemas de segurança pública enfrentados atualmente pela sociedade.

Como parte integrante indissociável da sociedade, a Universidade é, evidentemente, afetada por essa realidade de violência, a despeito dos esforços continuados e sistemáticos efetuados com a finalidade de prevenir e tentar evitar a ocorrência de fatos que possam colocar em risco ou atingir as pessoas que frequentam as suas instalações e dependências, bem como a sua própria integridade patrimonial.

Foi com esse propósito de garantir condições mais seguras no campus Pampulha que, já na gestão  anterior,  foi  contratado  um  Plano  Diretor  de  segurança,  cuja  implementação  vem ocorrendo ao longo dos últimos dois anos. As diretrizes e ações desse plano foram fixadas a partir de um amplo diagnóstico que mapeou as áreas mais vulneráveis e os tipos de eventos mais repetitivos. Como consequência, o campus Pampulha tem hoje 503 câmeras e cerca de outras 200 devem entrar em funcionamento nos próximos meses. Esses equipamentos estão interligados a uma moderna central de monitoramento, que opera em constante vigilância. Mais  350  alarmes  foram  distribuídos  por  pontos  estratégicos  das  unidades  acadêmicas, ampliando o raio de proteção remota. Esse conjunto de ações soma investimentos da ordem de R$ 6 milhões.

O  contingente  de  pessoal  que  atua  nas  atividades  de  segurança  do  campus  totaliza  899 funcionários, absorvendo recursos de R$ 15 milhões ao ano, o que corresponde a 15% do orçamento de custeio da Universidade. Parceria firmada com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) garante ainda a vigilância adicional e atendimento imediato às demandas da UFMG.

Tais  iniciativas  têm  transformado  a  realidade  do  campus  Pampulha,  tornando  o  ambiente interno mais seguro. O número de furtos de bens particulares, incluindo veículos, baixou de 90 para 83 entre janeiro e setembro deste ano, na comparação com os mesmos meses do ano passado. Os acidentes de trânsito recuaram de 75 para 39 em idêntico período, enquanto os arrombamentos declinaram de 24 para 3 e os danos ao patrimônio caíram de 24 para 18. Os dados referentes a janeiro e setembro deste ano já indicam que o número global de eventos deve baixar cerca de 22% em relação ao observado em 2011.

Novas providências devem reforçar a segurança interna da UFMG. O acesso ao campus será aprimorado,  com  a  execução  de  um  controle  da  entrada  de  veículos,  que  passarão  a  ser identificados.  Até  agora,  9.986  veículos  de  membros  da  comunidade  acadêmica  foram cadastrados e a expectativa é de que o restante seja registrado até o final do ano. Ademais, a Reitoria convocou representantes dos bancos que operam agências no campus para avaliar medidas  que  podem  ser  tomadas  para  aumentar  a  segurança  em  relação  aos  caixas eletrônicos.

Essas ações e o permanente acompanhamento dos indicadores de segurança por parte da Pró-Reitoria de Administração expressam o esforço contínuo efetuado a fim de ampliar o máximo possível  as  condições  de  segurança  na  Universidade.  Deve  ser  reconhecido,  contudo,  que muitos eventos fogem ao controle autônomo da UFMG, que está inserida em um contexto urbano  de  problemas  crônicos  de  segurança  pública, não  sendo,  portanto,  isenta  de  seus reflexos.

Clélio Campolina Diniz                                                            Rocksane de Carvalho Norton

Reitor                                                                                    Vice-reitora