Nota da direção da FASUBRA

26/10/2012

No início da noite de quinta feira( 26/10) recebemos, por telefone, aviso do MEC informando que os GT´s estavam adiados, pelo fato do MPOG não terdisponibilidade de pessoal para as datas acordadas, durante a semana que vem. Diante do ocorrido, solicitamos então que a representante do MEC oficializasse esse comunicado, o que foi feito, conforme transcrito a seguir:

“Prezados (as) Senhores (as),

De ordem do Secretário de Educação Superior, informamos alteração na data das reuniões dos GTs programados para os dias 30 e 31 de outubro de 2012 em razão das dificuldades de agenda dos participantes . A agenda será reprogramada para o mês de novembro de 2012.

Dulce Maria Tristão

Coordenadora Geral Recursos Humanos

DIFES/SESU/MEC”

Esse comunicado, além de ter chegado primeiramente à FASUBRA por telefone e não oficialmente, aconteceu há poucos dias antes da realização dos GT´s, quando já havíamos, inclusive, providenciado a compra de passagens para os representantes da FASUBRA, nos referidos GT's.

Diante desse fato,  a Direção Nacional da FASUBRA,  vem a público manifestar seu desapontamento com esse injustificável adiamento dos GT´s e com o descaso com que a matéria vem sendo tratada, uma vez que é parte importante da programação que já fora acordada, durante as reuniões que foram realizadas, anteriormente.

Essa atitude do governo prejudica o bom andamento dos GT´s e ameaça o desempenho dos trabalhos, uma vez que retarda seu desenvolvimento, com conclusões positivas, frente ao calendário acordado.

Exigimos, portanto, esclarecimentos imediatos do governo sobre o frustrante fato e a afirmação do compromisso que irão estabelecer, o mais rápido possível, para normalizar o funcionamento dos GT´s, sobre os temas que estão no acordo de greve, dando sequência aos prazos estabelecidos em comum acordo.

Não podemos aceitar que na semana do dia 28 de outubro (Dia do Servidor Público) o governo cometa um ato de tamanho desrespeito com os TAE´s das IFES e IF´s, lembrando que na reunião de instalação dos GT’s, (01 e 02 de outubro),  a ANDIFES e MPOG já não se fizeram presentes e, sequer, justificaram suas ausências. Mesmo assim,  acreditávamos que se tratava de fato isolado, mas agora, diante desse cancelamento, temos convicção de que está existindo, mesmo, é falta de compromisso.

Devemos, ainda, buscarmos os companheiros do SINASEFE para construirmos uma nota conjunta, bem como planejar outras ações para denunciarmos essa atitude desrespeitosa do governo, exigindo o fiel cumprimento dos prazos estabelecidos, bem como a consecução dos objetivos, que pretendemos alcançar.

Diante do exposto, a FASUBRA orienta todos os sindicatos de base, a realizarem atos de protesto, essa semana, denunciando essa atitude do governo e, ainda, organizem e encampem uma guerrilha virtual, protestando o adiamento dos GT´s e, considerando, por consequência, que pairam ameaças de QUEBRA DE ACORDO, POR PARTE DO GOVERNO!

Dessa forma é importante que todas as entidades de base se movimentem no sentido de dar ampla publicidade a esse lamentável episódio, bem como acatem as ações de luta que estamos orientando para essa semana.

Direção Nacional da FASUBRA