Professor Marcos Dantas faz palestra na ECI na terça-feira (30)

25/10/2012

Analisar e discutir Política da Informação, Comunicação e Cultura interligadas às condições econômicas, políticas e culturais do capitalismo contemporâneo é o objetivo da palestraEconomia Política da Informação e Comunicação em Tempos de Internet: Revisitando a Teoria do Valor nas Redes e no Espetáculo que o professor Marcos Dantas realiza na próxima terça-feira, 30, na Escola de Ciência da Informação (ECI).

Ele abordará em sua palestra alguns conceitos basilares sobre os quais se apóia a Economia  Política da Informação, Comunicação e Cultura (EPICC), mas submetendo essa discussão às condições econômicas, políticas e culturais do capitalismo contemporâneo, caracterizado pela  dimensão determinante ocupada hoje em dia pelo trabalho dito "artístico" ou "criativo", e pela organização reticular dos processos de valorização do capital.

Para Dantas, "não se trataria mais de explicar como o trabalho artístico concreto e, por extensão, todo o trabalho dito "criativo" em geral, pode ser reduzido a trabalho abstrato, pode ser mercantilizado como valor de troca, mas de explicar exatamente como o capital consegue se apropriar do resultado de um trabalho que é o próprio trabalho vivo em atividade,  algo que,  em princípio, seria inapropriável.  Equivale a perguntar, por que o capital não se esboroou ao atingir esta etapa, como o próprio Marx imaginava nos  Grundrisse? Adiantemos a resposta: porque logrou construir um sistema de monopolização capitalista da assim chamada 'propriedade intelectual'.

Dantas é Professor de disciplinas sobre tecnologias da informação e comunicação no Departamento de Comunicação Social da PUC-RJ. Formado em Comunicação Social, é Mestre em Ciência da Informação pela ECO-UFRJ e Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ. Já exerceu as funções de Secretário de Educação a Distância do MEC (2004-2005), Secretário de Planejamento e Orçamento do Ministério das Comunicações (2003), representante do Poder Executivo no Conselho Consultivo da Anatel (2003-2006), representante do MEC no Conselho Deliberativo e no Comitê Gestor do Programa TV Digital, representante do Governo no Comitê Gestor da Internet-Brasil.

O evento acontecerá a partir das 14hs, no auditório Azul, sala 1848 e integra o curso Capitalismo contemporâneo, educação e tecnologia, promovido pelo programa de pós-graduação em Educação.