Sobre a matéria da Revista Istoé acerca da ISP

03/10/2012

A matéria publicada  pela  revista  Istoé  sobre  a  Internacional  de  Serviços  Públicos  ISP  Brasil  é carregada  de  inverdades  e  insinuações  de  grande  leviandade.  A ISP é uma  entidade  sindical internacional, fundada em 1907 e que representa 20 milhões de trabalhadores do setor público em mais de 150 países. É uma entidade internacional, com presença nos cinco continentes, reconhecida pela ONU e pela OIT pela seriedade com que representa seus milhões de filiados.

No  Brasil  iniciou  suas  atividades  em  2001,  quando  sindicatos  e  confederações  sindicais  brasileiras começaram a ela se filiar, chegando  um total de 26 entidades, cujas anuidades, em 2011, perfazem um  montante  de  R$ 367.454,00.  Muito  longe  dos  7  milhões  de  reais  anuais  descritos  na  referida “reportagem”.

Além disso, a ISP não  recebe  recursos  oriundos  da  contribuição  sindical  obrigatória por  lei  no  Brasil.  Anualmente, presta contas  às  suas  filiadas,  e  passa  por  Auditoria  Externa independente nacional e internacional.  A intervenção junto à OIT se dá através da ISP mundial, que tem o status consultivo no ECOSOC – Conselho Econômico Mundial da ONU - conforme informação em página da ONU. O publicado pela dita revista, é – tão somente - lamentável e mentiroso. Tamanho despropósito é evidente má-fé.

São Paulo , 29 de setembro de 2012.

Monica Valente

Secretária Sub Regional da ISP Brasil