Mostra 'Surdez em cena' exibe documentário e drama

25/09/2012

O Centro Cultural UFMG exibe nesta semana, dentro da mostra Surdez em Cena, mais dois filmes que abordam temáticas envolvendo a deficiência auditiva. O país dos surdos, do francês Nicolas Philibert e que será exibido esta noite, às 19h, é um documentário que propõe a reflexão acerca dos sistemas de comunicação específicos dos surdos, mostrando como enxergam o mundo em que vivem.

Na quinta-feira, dia 27, o público poderá assistir ao longa italiano Gestos de amor, dirigido por Liliana Cavani. O filme, rodado em 1993, conta a história do encontro de dois jovens surdos. Um drama que narra as dificuldades vividas pelo casal enquanto aprende a lidar com a deficiência e conflitos familiares emergentes.

De acordo com os curadores, a mostra se propõe a apresentar a forma como o cinema vem capturando os surdos e sua língua, desde a década de 1970 – quando a linguagem de sinais começa a ser estudada cientificamente.

A Mostra Surdez em Cena é uma parceria do Centro Cultural e o projeto de extensão Diálogos de Inclusão, da Faculdade de Letras da UFMG. O projeto institui espaços de comunicação e discussão com a comunidade universitária sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais, além de discutir questões relacionadas à comunidade e à cultura das comunidades surdas.

A mostra vai até o dia 11 de outubro com sessões sempre as terças e quintas-feiras, às 19h. A é entrada gratuita. Serão exibidos oito filmes de diretores americanos e europeus.

O Centro Cultural UFMG fica na Praça da Estação, avenida Santos Dumont, 174, esquina com rua da Bahia. Informações: 3409-8284 e 3409-8290.

Veja aqui mais informações sobre os filmes da mostra.