Ata da Assembleia de Greve do SINDIFES, do dia 12 de Setembro

12/09/2012

ATA DA ASSEMBLÉIA DE GREVE DO SINDIFES, REALIZADA NO DIA 12 DE SETEMBRO DE 2012

Aos 12 dias de setembro de 2012, às 09:30 horas, em primeira convocação, no Auditório da Reitoria da UFMG, realizou-se a Assembleia de Greve com a seguinte pauta: 1)Aprovação do Termo de Acordo; 2)Indicação para suspensão de greve com retorno no dia 13 de setembro de 2012; 3) Demais encaminhamentos. Os trabalhos foram dirigidos por Cristina Del Papa, como coordenadora da mesa, Wellington Marçal de Carvalho, como relator e Reinaldo Trindade Proença como secretário. 1)APROVAÇÃO DO TERMO DE ACORDO: Cristina informou que após a última assembleia do dia 10 de setembro de 2012, conforme estabelecido, entramos em contato com a Comissão de Interlocução para a agendar nova reunião com a Comissão de Interlocução para acertos no Documentos nas partes que não constavam. O Gabinete retornou com reunião marcada para o mesmo dia, às 17:00 horas. Estiveram presentes pelos TAEs Cristina, Neide, Alexandre e Wellington e pelo reitorado os docentes Tomás, Amanda, Luiz e Hugo. Foi uma reunião relativamente tranquila e todos os acertos solicitados foram atendidos pelo reitorado. Passou-se a apresentação da versão final do Termo de Acordo (conforme disponibilizado no portal do Sindicato e anexo a esta Ata), com a leitura do inteiro teor do mesmo. Em regime de votação foi aprovado o Termo de Acordo com 4 votos contrários e 18 abstenções. 2)INDICAÇÃO PARA SUSPENSÃO DE GREVE COM RETORNO NO DIA 13 DE SETEMBRO DE 2012: Em regime de votação a indicação foi aprovada com 8 votos contrários e 20 abstenções. 3)DEMAIS ENCAMINHAMENTOS: Manter a mobilização contra o ponto eletrônico. Realização de seminário sobre a implementação das 30 horas. Criação de grupos de trabalho (Grupo geral no Sindicato e grupos de discussão nas unidades, órgãos, setores com as seguintes atribuições: estudar a implantação das 30 horas; política de RH, viabilidade de implantação do voto paritário em todas as instâncias da UFMG; dar visibilidade a campanha de implantação das 30 horas). Em relação ao ponto eletrônico: não cadastramento das digitais; não reconhecimento de participação de nenhum TAE na comissão de regulamentação; fiscalizar a correta aplicação, na íntegra, do Decreto n. 1.590 e caso não esteja, tomar as medidas cabíveis. O terceiro eixo está relacionado ao voto paritário: realização de seminário; discutir a democratização das relações de trabalho; que as unidades procurem os diretores que pertencem ao Conselho Universitário e os representantes nas congregações para convencê-los da validade da demanda. O sindicato deve buscar parceria com o DCE em prol do voto paritário e da democratização das relações na universidade. Publicizar campanha em prol do voto paritário e as democratizações das relações de trabalho. O quarto eixo é a EBSERH: realização de seminário; buscar parceria com o DCE e a APUBH. O quinto eixo trata das políticas de RH: foi criado grupo de discussão durante a greve que trabalhou na Proposta de Avaliação de Desempenho.  O sexto eixo não consta do Documento com a reitoria refere-se ao CONTIFES. A proposta de data para realização seria entre março e abril de 2013. Mário solicitou a inclusão do DIEESE nas discussões sobre a EBSERH. Eugênio sugere a inclusão de discussão sobre ética no conjunto de todos os eixos. Filipe solicitou informações acerca da possibilidade de se encomendar pesquisa pormenorizada das condições de trabalho em cada setor e confeccione relatório final a ser apresentado para a categoria. Terezinha sugeriu a implementação, periódica, de atividades culturais. Cristina lembrou ao plenário sobre o item 6 do Termo de Acordo, quanto a retaliação para que todos fiquem atentos e caso aconteça, que se procure o Sindicato para efetuar a denúncia. João lembrou que, ao retornar para as unidades, se faça uma leitura crítica quanto a postura dos dirigentes com relação ao ponto eletrônico. Que se realize festa de Natal em cada unidade. Cristina lembrou que em 26 de outubro, no clube Labareda, em que se comemorarão os 20 anos de existência do Sindicato. Cristina informou sobre a Semana do Servidor, parceria do SINDIFES, PRORH, APUBH e ASSUFEMG. Neide informou sobre a visibilidade da greve nos veículos midiáticos (relatório anexo a esta Ata). Foi proposta a inclusão nas discussões de uma política específica para os portadores de necessidades especiais. Foi sugerido e o plenário concordou que, ao término da Assembleia, simbolicamente, todos saiam juntos em direção ao gabinete para entrega do documento aprovado para assinatura das partes. Foi feito um minuto de silêncio em homenagem a um colega TAE da Farmácia que faleceu no último domingo. Cristina informou o agradecimento do Comando de Greve direcionados às pessoas que participaram de todas as atividades durante o movimento. Foi mantida a quarta-feira como dia de dar visibilidade a campanha contra o ponto eletrônico e implementação das 30 horas. Foi registrado agradecimento aos funcionários do Sindicato e aos responsáveis pelo suporte à nossa greve. Em regime de votação os encaminhamentos foram aprovados por unanimidade. Cristina informou sobre a abertura de inscrição, na semana que vem, de trabalhos científicos para apresentação na Semana do Conhecimento da UFMG de 2012. Estiveram presentes e assinaram a lista cerca de 450 TAEs. E nada mais havendo a tratar, foi encerrada a Assembleia e, para constar, eu, Wellington Marçal de Carvalho, lavrei a presente ata que vai por mim assinada.

Belo Horizonte, 12 de setembro de 2012.