Ata da Assembleia de Greve do SINDIFES, do dia 10 de Setembro

11/09/2012

ATA DA ASSEMBLÉIA DE GREVE DO SINDIFES, REALIZADA NO DIA 10 DE SETEMBRO DE 2012

Aos 10 dias de setembro de 2012, às 09:30 horas, em primeira convocação, no Auditório da Escola de Engenharia da UFMG, realizou-se a Assembleia de Greve com a seguinte pauta: 1)Informes da Reunião com a Comissão de Interlocução; 2)Leitura do Ofício GR n. 549/2012; 3) Avaliação; 4)Encaminhamentos. Os trabalhos foram dirigidos por Cristina Del Papa, como coordenadora da mesa, Wellington Marçal de Carvalho, como relator e Reinaldo Trindade Proença como secretário. 1)INFORMES DA REUNIÃO COM A COMISSÃO DE INTERLOCUÇÃO: Cristina fez o relato da última reunião com a Comissão de Interlocução, acontecida na quinta-feira, dia 06 de setembro de 2012. Foi distribuído ao plenário texto em forma de tabela para melhor acompanhamento da discussão. Informou que foi a 11ª reunião. Estiveram presentes à referida reunião os representes dos TAEs (Cristina, Neide, Rose, Alexandre e Wellington) e os docentes (diretor da Letras, diretor do ICB, diretora de ensino do HC, coordenador do CEDEPLAR). Os representantes do reitorado apresentaram uma versão de documento com as propostas da reitoria. Verificamos que havia algumas alterações e foram feitos destaques em cada um dos itens que não estavam de acordo com o que havia sido discutido na reunião antecedente. Cristina passou a relatar os itens destacados. Apresentou ao plenário a conversação sobre cada um desses itens feita com os representantes do reitorado. Os itens foram: 1a; 1c; 1d; 2a (falta “nos termos da legislação aplicável.”); 3a; 3b (proposta da reitoria, especificamente, da PRORH, resultante de reuniões em que a temática foi abordada); 4a; 5a e 5b. Cristina informou que dois pontos não constam do Acordo: a)não deve haver medidas de retaliação aos TAEs em greve; e b)o compromisso assumido pelos TAEs em greve quanto a execução das tarefas represadas no período da paralisação. Finda a assembleia será contactada a Reitoria para inclusão dos itens faltosos, como pré-requisito para suspensão da greve. Cristina informou sobre o recebimento, no início da 11ª reunião, de cópia do documento do Ministério Público. Relatou o teor do mesmo. Em seguida Rose passou a complementar o relato da 11ª reunião. 2)LEITURA DO OFÍCIO GR N. 549/2012: o teor é apresentar “a versão final de acordo entre o Reitorado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Comando Local de Greve dos servidores técnicos e administrativos em educação”. Em seguida passou-se a ampla fase de esclarecimentos. Foram esclarecidas dúvidas e as mesmas foram dirimidas pelos TAEs Márcio Flávio, Ana, Jonas, Luzia, Marizete, Paulo, Geovana e André. Foi feita a leitura da Recomendação 52/12 constante do Expediente n. PRMG 32.587/12 entregue pelos representantes do reitorado na última reunião da Comissão de Interlocução (Documento em anexo a esta Ata). 3)AVALIAÇÃO: Se inscreveram e avaliaram os TAEs e dos quais se sumarizou o teor das falas: Sônia (pelo saldo negativo das greves – externa e interna); Geovana (avaliação da Odonto aponta o saldo negativo); Marcelo (pelo saldo positivo); Márcio Flávio (por manter a negociação); Maristela (não houve avanços mas preocupa-se com a implementação da jornada flexibilizada em seu setor); Rogério Fidélis (pelo saldo positivo da negociação); André; Bernardo (pelo saldo positivo); Liu (pelo saldo positivo da negociação); Rejane (pelo saldo positivo com ponderação no item 2a); Domenico (sugere indicativo de término da greve para segunda-feira, dia 17 de setembro, em virtude do momento em que o Ofício GR chegou); Chico (pelo saldo positivo); Sérgio; Wellington; Rose (só aprovar o Termo com os dois itens que faltam (sobre a não retaliação e sobre a realização das tarefas represadas; há polêmica no item 2a); Paulo Maia (teceu considerações sobre a aplicação do Decreto do Ponto Eletrônico; pela suspensão da greve); João Fernandes (pela inclusão dos dois pontos faltantes já mencionados; pelo saldo positivo); Keila (pelo saldo positivo da greve); Neide (pelo saldo positivo da greve); Cristina Del Papa (pelo saldo positivo) e Lucas (pelo saldo positivo). 4)ENCAMINHAMENTOS: Cristina informou que será solicitada nova reunião com a Comissão de Interlocução para ajustes no Termo de Acordo. Em relação ao Documento são duas as posições: i)manter o Documento com os acréscimos que forma discutidos e não constam dele ainda item 1a, 2ª, e os dois pontos (não retaliação e sobre o represamento das atividades); ii)mudar a proposta retirando itens (especificamente o item 2a). Por solicitação do plenário terá que ser levado à Comissão de Interlocução um texto que registre que somos contra o ponto eletrônico e tudo o que estiver atrelado a ele. Em regime de votação a proposta número 1 foi aprovada, com 5 votos contrários e 27 abstenções. Próxima assembleia na quarta-feira, dia 12 de setembro de 2012, provavelmente neste mesmo Auditório. Em regime de votação foi aprovada a data de nova assembleia com 1 voto contrário e 2 abstenções. Estiveram presentes e assinaram a lista cerca de 400 TAEs. E nada mais havendo a tratar, foi encerrada a Assembleia e, para constar, eu, Wellington Marçal de Carvalho, lavrei a presente ata que vai por mim assinada.

Belo Horizonte, 10 de setembro de 2012.