Governo do Estado discute assédio moral no ambiente de trabalho

11/09/2012

Organizado pela Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh), juntamente com a Secretaria da Educação (SEDUC); Secretaria da Segurança Pública (SSP); Secretaria Estadual de Saúde (SES); Casa Civil; Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS); e, Secretaria da Fazenda (SEFAZ) o Seminário Nacional Sobre Assédio Moral: Ética, Saúde e Aspectos Legais apresentará diversas abordagens relacionadas aos problemas envolvendo o assédio moral nos ambientes de trabalho. O evento será realizado nos dias 17 e 18 de setembro no auditório do Ministério Público (Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 80) e tem vagas limitadas.

O encontro terá a participação de conferencistas reconhecidos e pesquisadores sobre o tema, bem como experiências de prevenção. Entre os destaques estão os palestrantes Lis Andréa Soboll (psicóloga - Universidade Federal do Paraná, mestre em administração e doutora em medicina preventiva USP); Margarida Barreto (mestre e doutora, vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Psicossociais da PUC-SP) e Roberto Heloani (professor titular e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; conveniado junto à Université de Paris, livre-docente em teoria das organizações - Unicamp, pós doutorado em comunicação - USP, doutor em psicologia social pela PUC-SP, mestre em administração - FGV-SP, graduado em psicologia pela PUC-SP e em direito pela USP).

Na oportunidade, serão abordados, entre outros assuntos, o percurso histórico do assédio moral; assédio moral nas relações de trabalho; aspectos legais do assédio moral e aspectos multidisciplinares do assedio moral.

Para a titular da Sarh, Stela Farias, o seminário proporcionará um amplo debate sobre o assunto. "Será um momento onde vamos demonstrar o empenho do Governo Estadual em enfrentar essa realidade que está presente na subjetividade do cotidiano dos ambientes de trabalho dos servidores. Com isso, criará uma nova etapa e mudança de paradigma no que concerne à atenção e valorização da saúde física e mental dos servidores do Estado", afirmou Stela.

Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas no site www.seminarioassediomoral.rs.gov.br.

Na segunda-feira (03) e na terça-feira 04), a inscrição é exclusiva para servidores públicos. No período de 5 a 10 de setembro, as inscrições são abertas também para o público em geral. O evento permitirá aos participantes um aprofundamento conceitual sobre os malefícios que causam aos assediados com a apresentação de experiências à prevenção e enfrentamento ao assédio moral.