Servidores do IFMG podem se inscrever para especialização

03/09/2012

Estão abertas, até o dia 10 de setembro, as inscrições para a seleção de alunos no curso de especialização em Propriedade Intelectual e Inovação, na modalidade de ensino a distância (EaD).

O curso, voltado para docentes e técnicos-administrativos do IFMG, integra o programa “Fomento à Geração, Proteção e Comercialização da Propriedade Industrial”, resultado do acordo de cooperação técnica entre o INPI, a Setec/MEC, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Para participar da seleção, é necessário que o candidato possua diploma de graduação, assine termo de compromisso e confirme, via declaração, a disponibilidade para participar das aulas programadas com anuência da chefia imediata.

As inscrições devem ser enviadas ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFMG, via sedex ou protocoladas pessoalmente, contendo a seguinte documentação: termo de compromisso; declaração de disponibilidade/anuência da chefia; requerimento de pré-inscrição; cópias autenticadas do diploma de graduação, do histórico escolar de graduação, da certidão de nascimento ou casamento, da cédula de identidade e do CPF; além do currículo lattes atualizado e da tabela para avaliação do currículo. Os candidatos representantes de pesquisa, inovação e pós-graduação (campus/Reitoria) deverão apresentar também declaração específica.

Serão disponibilizadas cinco vagas para cada campus que tiver condições de ofertar a infraestrutura necessária ao curso e duas vagas para a Reitoria (sendo que, nos dois casos, serão destinadas vagas para um representante de pesquisa, inovação e pós-graduação).

A seleção será feita por uma comissão do IFMG nos dias 13 e 14 de setembro. O resultado vai ser divulgado no dia 18. A lista com candidatos aprovados será enviada ao Instituto Federal do Paraná no dia 24 de setembro.

Sobre o curso

A previsão é de que o curso, que terá carga horária de 450h, tenha início no dia nove de novembro. Estão previstas aulas presenciais, às sextas-feiras via teleconferência no campus de atuação; e também virtuais.

Será utilizado o modelo e-learning, ambiente virtual de aprendizagem por meio do qual os alunos assistem às aulas, interagem em fóruns com os tutores, postam atividades realizadas e participam de chats.

O curso de especialização em Propriedade Intelectual e Inovação pretende capacitar, em parceria com as instituições da Rede Federal, os alunos servidores sobre o tema da propriedade intelectual e o uso de sistema de proteção do intangível.

Objetivos:

• Criar um ambiente favorável à discussão de temas relacionados à propriedade intelectual e Inovação.

• Contribuir com a formação de futuros professores para atuarem em cursos técnicos de agentes de propriedade intelectual.

• Estimular o desenvolvimento de pesquisa aplicada pelos docentes e discentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

• Contribuir com a política de implantação dos Núcleos de Inovação Tecnológica

• Fomentar a inovação no IFMG.