Servidores de 18 setores aceitam proposta e encerram greve

29/08/2012

Jornal Folha de São Paulo - Edição do dia 28/08/2012

Em assembleia da Condsef (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) nesta terça-feira, em Brasília, servidores da base do funcionalismo público aceitaram a oferta do governo e devem voltar aos trabalhos na próxima semana.

"A proposta é distante das nossas reivindicações. A orientação é de assinar [o acordo] e continuar buscando a correção das distorções", disse Josemilton Costa, coordenador-geral da confederação.

A assinatura do acordo deve ocorrer ainda hoje, no Ministério do Planejamento. Segundo Costa, são 18 categorias do funcionalismo --cerca de 510 mil servidores, entre ativos e inativos-- que voltarão ao trabalho na segunda-feira (3).

Os servidores que encerram as greves são dos órgãos: Funasa, Funai, Arquivo Nacional, Imprensa Nacional, Museu do Índio, Embratur, Secretaria de Patrimônio da União, funcionários do setor administrativo da Polícia Rodoviária Federal e dos ministérios da Integração Nacional, Saúde, Agricultura, Cultura, Fazenda, Planejamento, Justiça, Transporte, Previdência e Trabalho.

A oferta do Planejamento prevê, além de reajustes salariais de 15,8% parcelados até 2015, aumentos do vale-alimentação e do auxílio-saúde.

De acordo com Costa, o governo sinalizou que assim que as categorias assinarem o acordo serão abertas as negociações para efetuar a reposição e o pagamento dos dias parados.

"A primeira metade seria paga em 5 de setembro, em folha suplementar. O restante será definido nas negociações, se em outubro ou novembro. Nós queremos que os 100% sejam pagos em setembro, mas se não for possível, vamos reivindicar que [os outros 50%] sejam pagos em outubro", disse.

A Condsef informou ainda que sua assessoria jurídica tem audiência marcada no STF (Supremo Tribunal Federal) hoje para apresentar os argumentos com os quais defendem a suspensão imediata do corte nos pontos dos grevistas.

INCRA

Durante a discussão da assembleia, servidores do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), que faz parte da Condsef, se mostraram mais resistentes à oferta. Ontem, a entidade que representa os servidores do instituto negou a oferta.

"O Comando de Greve no Incra e no Ministério do Desenvolvimento Agrário orienta as bases de servidores que mantenham-se em greve e arregimentem apoio político-parlamentar para que uma proposta que atenda minimamente as reivindicações da categoria possa ser apresentada pelo governo ainda esta semana", afirma nota da Cnasi (Confederação Nacional das Associações dos Servidores do Incra).

Outras categorias que também integram o Condsef estão negociando separadamente com o governo, mas informaram que também vão aceitar a proposta e assinar o acordo. Entre elas estão os servidores do Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e das carreiras ambientais, que incluem o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Ministério do Meio Ambiente e Instituto Chico Mendes.