Ata da Assembleia De Greve Do SINDIFES, Realizada no dia 23/08

23/08/2012

ATA DA ASSEMBLÉIA DE GREVE DO SINDIFES, REALIZADA NO DIA 23 DE AGOSTO DE 2012

Aos 23 dias de agosto de 2012, às 09:30 horas, em primeira convocação, no Auditória da Reitoria da UFMG, realizou-se a Assembleia de Greve com a seguinte pauta: 1)Informes locais; 2)Informes nacional CNG; 3) Avaliação e discussão da Greve Interna; 4)Encaminhamentos. Os trabalhos foram dirigidos por Cristina Del Papa, como coordenador da mesa, Wellington Marçal de Carvalho, como relator e Marilda Novais Silva como secretária. 1)INFORMES LOCAIS: Informes das unidades: HC – Em reunião do Conselho Diretor do HC como ponto de informe o nosso movimento de greve e a EBSERH. Este último ponto de informe foi elevado a ponto de pauta -Exposição pela Diretoria HC do passo a passo da instalação da EBSERH-1)Assinatura do termo de adesão, 2)Realização de diagnóstico conjuntamente (IFES e EBSERH), 3)Assinatura do contrato de adesão, 4)Definição e treinamento da equipe de governança, 5)Apoio e monitoramento.O HC/UFMG está na 2ª fase juntamente com os hospitais da UnB, UFGD, UFTM, UFRJ, UFES, UFSM, UFPI e UFMA com expectativa de que os 17 hospitais estejam todos aderidos à empresa até dezembro de bem como participação nas reuniões ampliadas sobre a mesma. 2012. O contrato deve ser apreciado pelo Conselho Diretor do HC e Conselho Universitário antes de sua assinatura. Após a assinatura do contrato, a Empresa tem 120 dias para realizar concurso temporário que substituirá o quadro da força de trabalho irregular. Já foi realizado o dimensionamento de RH, da força de trabalho necessária pela Diretoria do Hospital (nº trabalhadores/leito), falta o diagnóstico predial. Os representantes dos TAE’s na reunião solicitaram o repasse do material apresentado sobre a instalação da EBSERH para apreciação posterior pela categoria bem como participação nas reuniões ampliadas sobre a mesma. Foi definida comissão para apresentar relatório de aprovação da prestação de contas do HC/UFMG, referente a 2011/2012: Egler (representante dos trabalhadores), Leonor (VDTE) e Dra Benigna e foi aprovada a reoferta do Curso de Especialização em Prevenção e Controle de Infecções do HC para 2013/1. MEDICINA: Os TAE’s da unidade fizeram algumas indagações com relação descumprimento de obrigações dos docentes de dedicação exclusiva. O Ministério Público já acionou a direção daquela unidade quanto a matéria. Com esses acontecimentos, apenas agora, foi concedido espaço, no âmbito da Congregação, para a discussão quanto ao ponto eletrônico. Cristina passou a relatar os trabalhos que o Grupo de Trabalho sobre a Política de RH tem realizado. Atualmente o esforço tem sido em discutir o processo de Avaliação de Desempenho, reformulando-a. Essa tarefa está em andamento numa parceria com o segmento dos TAEs e a PRORH/UFMG. Amanhã, dia 24 haverá nova reunião com a PRORH, o DRH, o Sindicato para tentativa de fechar a Proposta que será enviada ao Conselho Universitário para votação. A ideia é que essa nova Proposta seja norteie, pelo menos em parte, o processo de Avaliação de Desempenho deste ano. A Proposta estará disponível no Portal do Sindicato para que todos tenham acesso ao trabalho que tem sido realizado. Cristina informou sobre o Projeto de Inclusão Digital e o Curso de Dança Sênior, que o Sindicato, pela Coordenadoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões, e a AFAMED estão implementado. Maiores informações no Documento anexo a esta Ata. 2)INFORMES NACIONAL: Cristina informou que todas as bases que enviaram, até agora, o resultado das assembleias para a FASUBRA gira em torno de 37 a favor e 14 contrárias. A maioria aprovou. Essa resposta foi levada para o Ministério ontem. A assinatura do Acordo será feita até sexta-feira. O retorno previsto para o trabalho é dia 27 de agosto, da Greve nacional. O ponto relativo ao VBC foi discutido ontem com o Governo. Foi acertado e constará da Minuta do Termo que aqueles que têm VBC não sofrerão alterações nessa situação. Ou seja, não haverá incorporação do VBC. Foram pontuados também, nessa reunião, a racionalização e o reposicionamento dos aposentados. Passou-se à votação do acatamento do retorno unificado indicado pelo CNG para o dia 27 de agosto, para o término da Greve Nacional. Em regime de votação a indicação do CNG foi aprovada, com 4 votos contrários e 21 abstenções. Cristina informou que a FASUBRA e os nossos delegados já foram informados que a greve interna permanecerá, a não ser que esta Assembleia delibere o contrário. Informou que os docentes, em assembleia, deliberaram pela continuidade da greve e apenas o curso de História irá restabelecer as atividades. 3)AVALIAÇÃO E DISCUSSÃO DA GREVE INTERNA: Foi prestada homenagem a irmã do colega Hilbert e a um dos músicos da Bandinha que tem nos acompanhado nas atividades da Greve de 2012. Foi realizada chamada por Unidades dos TAEs presentes nesta Assembleia, em função da Greve Interna. Cerca de 95% dos setores da UFMG estão presentes na Assembleia. Foi aberto espaço para que a proposta da colega Cléa de tocar uma música – Mulher, do Erasmo Carlos, sobre a importância da mulher em todas as esferas da sociedade. Passou-se a avaliação da Greve Interna. Cristina informou sobre o andamento das discussões no âmbito da última reunião com a Comissão de Interlocução. Informou que o cabeamento para os relógios de ponto já estão prontos em várias unidades. Cristina colocou para reflexão o provável cenário que poderá se dar caso não logremos êxito no ponto da pauta relacionado a não compra dos relógios e ao seu funcionamento. Cristina relembrou aos presentes a composição da Comissão. Palavra aberta para avaliação. Após amplo debate passou-se aos encaminhamentos. 4)ENCAMINHAMENTOS: Os TAEs da Odontologia, da Música já se reuniram e decidiram permanecer na Greve Interna. Os TAEs do HC se reunirão hoje, a tarde, para decidir sobre a matéria. Cristina esclareceu que as precauções quanto a instalação da Greve foram tomadas quando de seu início, em maio. Quanto a Avaliação de Desempenho é prevista em um dos eixos do PCCTAE. O que se está tentando nesse Grupo de Trabalho com relação a esse ponto é uma mudança de cultura quanto ao processo avaliativo. Esclareceu quanto às peculiaridades do atual momento grevista do segmento docente. Em relação a posição do SINASEFE se deve a assinatura de um documento em conjunto com a FASUBRA. Propostas: Neide (realização de reuniões em cada unidade para avaliar a capacidade de se continuar o movimento grevista, ou não.). Realização de uma assembleia na quarta-feira para decidir sobre a continuidade, ou não, da Greve interna. Realização de uma atividade na segunda-feira. Realização de uma audiência pública com a presença do reitor e os membros da Comissão de Interlocução para ouvi-lo acerca dos pontos de reivindicação da Greve Interna. Em regime de votação as propostas em bloco, foram aprovadas, com 7 abstenções e nenhum voto contrário. Em novo regime de votação a continuidade da Greve interna foi aprovada, com 1 voto contrário e 20 abstenções. Estiveram presentes e assinaram a lista cerca de 600 TAEs. E nada mais havendo a tratar, foi encerrada a Assembleia e, para constar, eu, Wellington Marçal de Carvalho, lavrei a presente ata que vai por mim assinada.

Belo Horizonte, 23 de agosto de 2012.