UFMG: TAE´s decidem manter greve por pauta interna

24/08/2012

Em Assembleia com mais de 500 Técnico-Administrativos em Educação da base do SINDIFES, pertencentes à UFMG, foi deliberada a saída da Greve Nacional – o acordo proposto pelo Governo já havia sido aceito em assembleia anterior – e a continuidade do Movimento Grevista Local. Desta forma, os TAE´s da UFMG permanecem em Greve até que se esgote o processo de negociação com o a Reitoria da universidade.

As demais bases do SINDIFES - CEFET-MG, UFJVM e IFMG - estão realizando assembleias de avaliação do movimento e deliberando o retorno ao trabalho no dia 27 de agosto. Os TAE´s destas instituições também já haviam aceitado a proposta do Governo.

Acordo com o governo

A proposta apresentada pelos negociadores do Governo Federal foi aceita por 42 sindicatos, enquanto 14 rejeitaram, um se absteve e quatro ainda não haviam respondido até a noite desta quinta-feira, 23 de agosto. Na última quarta-feira, dia 22, a FASUBRA e o Governo realizaram uma reunião, em que a Federação informou sobre a decisão da Categoria. Ficou acertado que uma nova reunião seria realizada para assinar o acordo e encaminhar a agenda de reuniões posteriores.

Greve Interna na UFMG

A Categoria avaliou que a Greve Interna tem fôlego para continuar e que há disposição para lutar pela Flexibilização da Jornada de Trabalho e contra o ponto eletrônico, instrumento que na avaliação da maioria não irá impedir a má gestão ou as omissões dos gestores. Foi deliberado que devem ser feitas ações para fortalecer o movimento, além da realização de uma assembléia no dia 29 para avaliar a disposição das unidades/setores em continuar na Greve interna. Neste sentido, foram os seguintes os encaminhamentos aprovados:

1) propor ao Reitor uma audiência pública com a categoria para tratar dos pontos da pauta da greve interna, com a presença do Reitor, dos membros da comissão de interlocução e do Pró-Reitor de Recursos Humanos;

2) aprovar o documento discutido no Comando de Greve e que foi distribuído na assembléia;

3) reunião do Comando de Greve itinerante nas unidades/setores a partir do dia 27.08;

4) solicitar à direção da FASUBRA o envio de uma representação política para acompanhamento da greve interna;

5) pactuar o não cadastramento das digitais para a efetivação do controle de ponto;

6) solicitar à CUT Estadual e às demais centrais sindicais que façam articulação estadual e nacional para abertura de negociação com o Reitor;

7) realizar café da manhã com os  deputados federais pedindo à greve e a abertura de negociação;

8) negociar com o Comando de Greve dos docentes uma agenda comum de atividades.

EBSERH na pauta

O Conselho Diretor do Hospital das Clínicas da UFMG está discutindo a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Nesse primeiro momento, juntamente com a direção dessa empresa, está concluindo o levantamento da estrutura física e do quadro de Trabalhadores do hospital, realizando o primeiro diagnóstico. O próximo passo será submeter o contrato de adesão com a EBSERH ao Conselho Diretor e Conselho Universitário. Somos contrários à EBSERH, que virá para institucionalizar a terceirização nos hospitais universitários de ensino, além de abrir as instituições para os planos de saúde privados e nossa greve é também em defesa do HC e por isto a greve interna tem também o objetivo de buscar reverter a entrada da empresa no âmbito da UFMG.