Projeto 'Diálogos de Inclusão' promove palestra sobre Libras

20/08/2012

A importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no cotidiano da pessoa surda será discutida nesta quinta-feira, 23, às 14h, na Faculdade de Letras (Fale), em palestra da professora Elidéa Lúcia Almeida Bernardino. Aberta ao público e com intérprete de Libras, a palestra acontece no auditório 1007 da Fale. Não há necessidade de inscrição prévia e será emitido certificado de participação.

Realizado pela Fale em parceria com a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) e a Pró-reitoria de Extensão (Proex), o evento integra as ações do Projeto Diálogos de Inclusão, cujo propósito é difundir a Língua Brasileira de Sinais junto à comunidade universitária.

Em questionário aplicado recentemente entre servidores técnicos e docentes, o projeto Diálogos de Inclusão fez levantamento de setores e pessoas que mantêm contato frequente com o público, e que podem necessitar de uso de Libras.

Com base em mais de 300 respostas obtidas de integrantes da comunidade universitária, foram estabelecidos critérios para seleção de 28 pessoas que ocuparam as vagas da primeira turma do curso básico de Libras. Com início no dia 28 de agosto, o curso será oferecido no campus Pampulha.

Segundo a assistente social Lina Soares de Souza, idealizadora do projeto, entre os critérios para seleção foram considerados o interesse do servidor em aprender Libras e o trabalho em função de atendimento ao público externo. Ela informa que em breve será formada segunda turma do curso, para servidores do campus Saúde e unidades do Centro, além de outro de fundamentos de Libras, na modalidade online.

Mais informações sobre o projeto Diálogos de Inclusão pelo email dialogosdeinclusaoufmg@yahoo.com.br.