NOTA DE REPÚDIO

13/08/2012

NOTA DE REPÚDIO

A Categoria dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, representada pelo SINDIFES, vem a público repudiar a atitude da administração central da UFMG que se utilizou de ação judicial e obteve, na sexta-feira, dia 04 de agosto, sentença liminar (“Interdito Proibitório”) que impede os grevistas de se utilizarem de recursos para radicalização do movimento no âmbito da universidade.

Segundo avaliação do Comando Local e dos TAEs em Greve, com tal atitude houve a quebra do processo negocial que estava em curso internamente, principalmente considerando-se o rompimento do diálogo democrático entre as partes, que foi a tônica do movimento grevista.

Os TAEs, em suas ações pontuais de mobilização, primaram-se por resguardar e defender o patrimônio material da universidade, tendo em vista a responsabilidade e compromisso para com a instituição na qual atuamos. Há que se enfatizar que nunca foi utilizada qualquer ação violenta, intimidatória ou coercitiva por parte dos trabalhadores em Greve, visto termos coerência entre discurso e prática, calcadas no respeito às pessoas e ao patrimônio. Portanto, nunca houve por parte dos trabalhadores, em qualquer ocasião, elemento que justificasse inclusive o linguajar expresso no Interdito Proibitório, que estigmatizou a nossa categoria como “arruaceira” e “guerrilheira”.

Somos, sim, guerreiros, em busca da dignidade a nós historicamente negada; defendemos o nosso direito de participar, opinar, decidir; defendemos o direito de ocupar pacificamente os espaços institucionais como instrumento pontual de mobilização e denúncia, porém jamais de cercear ou desrespeitar o direito de terceiros.

Repudiamos qualquer atitude arbitrária e antidemocrática que não honre as melhores tradições da UFMG, esta universidade que sempre esteve à frente das lutas em prol da redemocratização deste país! Defendemos e nos pautamos pelo diálogo e pela negociação. Embora estejamos, no atual momento, em lados opostos, somos parte do mesmo todo que é a UFMG!

COMANDO LOCAL DE GREVE DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UFMG / SINDIFES