Relatório Reunião de Negociação entre FASUBRA e MPOG - 10/08

13/08/2012

PRESENTES: Direção da FASUBRA - Janine, Paulo Henrique, Gibran, Fátima e Rosângela;
Comando Nacional de Greve: Betania (SINTUFAL), Assis (SINTFUB), Humberto( SINTUFSCAR)
SINASEFE- Willian, Bruno, Eugenia, Otávio, Marcos Neves, Shilton.
Governo: MPOG - Sérgio Mendonça, Marcela Tapajós; MEC - Amaro Lins, Marco Antonio, Aléssio, Dulce; CONIF: Denio Rebelo, Sergio Pedini, Arnaldo Borges; CEC: Márcia Abreu

A reunião foi iniciada com a apresentação da contraproposta da bancada sindical (FASUBRA e SINASEFE), que argumentaram sobre a sua elaboração, expondo, inclusive, as articulações realizadas após a apresentação da proposta por parte do governo na última reunião e informando que a proposta do governo foi rejeitada em todas as assembleias de base.

A representação do governo solicitou um tempo para analisar os itens constantes da contraproposta apresentada e, cerca de 30 minutos depois, a bancada do governo retornou dizendo que o governo fechará, até a próxima semana, sua proposta orçamentária. Informa que das alternativas apresentadas pelas entidades, o governo descarta de imediato o item que trata da alternativa de conceder os 15% em única parcela no ano de 2013.

Agendou uma próxima reunião para responder à contraproposta na próxima terça-feira, dia 14 às 15 horas. As entidades propõem que, caso haja alguma dúvida sobre qualquer item da contraproposta, devemos nomear pessoas de ambas as partes para dirimir tais duvidas com o objetivo de não atrasar o processo de negociação. Houve acordo e foi definido que por parte do governo as pessoas são Marcela Tapajós pelo Ministério do Planejamento e Dulce pelo Ministério da Educação. Esta mediação, caso seja necessária, deverá ocorrer até o dia 14.

Ao final, a representação do SINASEFE solicitou ao governo a reabertura das negociações com os docentes, ao que o governo responde que seu objetivo é avançar na agenda com os técnico-administrativos em educação para, somente depois de encerrada as negociações com esta categoria, discutir qualquer adendo à proposta dos docentes, uma vez que já foi assinado um acordo com uma das entidades representativas dos docentes.

Ofício FASUBRA/SINASEFE protocolado no MEC dia 10/08/2012