Categoria vai radicalizar a Greve

26/07/2012

Em Assembleia na manhã desta quinta-feira, dia 26 de julho, no auditório da Reitoria da UFMG, mais de 300 Técnico-Administrativos em Educação avaliaram que o movimento grevistas tem espaço e motivos para radicalizar suas ações seguindo a orientação do Comando Nacional de Greve. Nas últimas semanas foram diversos ataques a Categoria como os comunicados do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão solicitando o corte de ponto dos grevista e a publicação do Decreto 7.777/2012 que permite a terceirização da força de trabalho grevista no serviço público.

Avaliações da Greve Nacional

• Processo de negociação – Não há negociação efetiva, o que existe é uma promessa do Governo de enviar uma proposta de reajuste até o dia 31 de julho para os Técnico-Administrativos. Porém não há garantias de que esta proposta será apresentada e se estará dentro dos anseios da Categoria.

Decreto 7.777/2012 – Ataca diretamente o direito de greve dos Servidores Públicos Federais. A substituição da mão de obra dos Servidores grevista inviabiliza a greve e fere diretamente um direito dos trabalhadores garantido pela Constituição. Os encaminhamentos são de que o setor jurídico da Federação analise o decreto e caso entendam que este é ilegal, entre com ação no judiciário.

• Corte de ponto dos grevistas – o Governo, por meio do MPOG, encaminhou por duas vezes, um ´Comunica´ solicitando o corte de ponto dos trabalhadores grevistas. Porém, a ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) e o CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação) já tiraram posicionamento contrário, por unanimidade, contra o corte de ponto e pela legalidade e direito à greve dos Servidores.

• Greve Unificada da Educação – O entendimento geral é o de que não existe Greve Unificada e sim Atos Unificados. Os professores estão negociando seu reajuste e assim que tiverem uma proposta condizente irão sair da Greve. Os TAE´s não estão em negociações e podem ficar em Greve por um período mais longo. O Comando Local de Greve da UFMG tem o entendimento de que estes atos unificados servem de palanque para os docentes, mesmo estes sendo uma parcela mínima dos manifestantes. A assembleia acatou este entendimento respaldando a decisão do Comando de concentrar em ações pontuais e locais dando visibilidade ao movimento dos Técnicos.

• Radicalização do Movimento: O Comando Nacional de Greve orientou a radicalização do movimento nos estados. O Comando Local de Greve atendeu o chamado e vai radicalizar o movimento a partir desta segunda-feira. As atividades serão divulgadas por e-mail e no site do SINDIFES.

Encaminhamentos e Orientações

• Continuidade da Greve Nacional e Interna da UFMG

• Não aceitar os ataques à Categoria (corte de ponto e terceirização da força de trabalho em greve)

• Participar das manifestações virtuais e compartilhar os manifestos por negociações e reajuste para os Técnico-Administrativos.

• Seguir a orientação do Comando Nacional de Greve de  nesta sexta-feira, dia 27, seja realizada atividade de bloqueio de pagamentos a empresas, empenhos e licitações

• Participar das atividades da próxima semana nos 30 e 31 de julho de radicalização do movimento grevista